|
A camada externa do cérebro, formada por uma substância cinzenta, denomina-se córtex cerebral. A parte interna é a substância branca.
A palavra córtex vem do latim para " casca". Isto porque
o córtex é a camada mais externa do cérebro. A espessura do córtex
cerebral varia de 2 à 6 mm. O lado esquerdo e direito do córtex
cerebral são ligados por um feixe grosso de fibras nervosas chamado
de corpo caloso. Em mamíferos superiores (como humanos, primatas e cetáceos),
o cérebro tem uma superfície irregular, cheia de áreas mais protuberantes
(chamadas de giros), intercaladas com pequenos vales (chamados de sulcos) e que
dão à aparência de "enrugado" ao cérebro. O cérebro de mamíferos
menos desenvolvidos como camundongos e ratos tem poucos giros e sulcos, sendo a
superfície cerebral mais lisa.Funções:
http://geocities.yahoo.com.br/neurokidsbr/ Divisoes_do_SN.html Link desativado
O córtex
cerebral, parte externa dos hemisférios, com somente poucos milímetros de espessura, é composto de substância cinzenta, em contraste com o interior do encéfalo, constituído parcialmente de substância branca.
O interior do encéfalo encerra também cavidades denominadas ventrículos, repletas de líquido cerebrospinal. (*) Apesar deste nome, um conjunto decélulas nervosas dentro do sistema nervoso central é geralmente chamado núcleo, enquanto um conjunto dessas células fora do sistema nervosocentral é comumente denominado gânglio. [60 - págína 32]
SOBOTTA - Atlas de Anatomia Humana - 20ª edição - Volume 1 - R. Putz e R.
Pabst
A substância cinzenta da superfície de cada hemisfério é denominada córtex
cerebral. Ela se encontra pregueada ou convolucionada em giros, que
estão separados uns dos outros pelos sulcos. O padrão é
variável, e é necessário remover a pia-aracnóide para a identificação
individual dos giros e sulcos.
Uma porção do córtex cerebral denominada ínsula localiza-se profundamente ao sulco lateral. A área do córtex imediatamente anterior ao sulco central é conhecida como área motora e está relacionada com a atividade muscular, sobretudo a metade oposta do corpo. O controle contralateral pode ser demonstrado por estimulação artificial desta área, particularmente da região conhecida como giro pré-centralou área 4, tendo como resultado movimentos na metade oposta do corpo. Além disso, o corpo está representado numa posição invertida na Área motora, isto é, ...
O córtex de cada hemisfério cerebral está dividido arbitrariamente em lobos ...
A massa cinzenta é constituída pelo corpo celular dos neurônios que processam a informação no cérebro; a massa branca é composta dos axônios através dos quais o neurônio envia informação para outro.
Córtex
límbico:
http://www.medstudents.com.br/content/ resumos/resumo_medstudents_ 20060405_03.doc Link desativado
Distúrbio ou Transtorno de Déficit de Atenção Hiperatividade e Impulsividade
Segundo Amen, o córtex pré-frontal é a parte mais evoluída do cérebro. Ocupa o terço frontal do cérebro, debaixo da testa. É frequentemente dividido em três seções:
No geral as partes do cérebro que foram citadas, estão interligadas e também tem relação com o sistema límbico, quando há inibição deste sistema provoca o aumento, se torna vulnerável a depressão e o sistema límbico tornar-se hiperativo. O distúrbio ou Transtorno de Déficit de Atenção, hiperatividade e impulsividade, ocorre quando há uma disfunção neurológica no córtex pré-frontal dorsolateral (responsável pela atenção). As pessoas com este distúrbio ou transtorno tem problemas com atenção, não conseguem se concentrar, tem distração, desorganização, hiperatividade e também a impulsividade, não consegue ter controle dos impulsos, apresenta dificuldades de aprendizagem, planeja fazer várias coisas, mas tem dificuldades em concluir, tem mau humor e pensamento negativo. É um fator familiar, genético. -Precisa ser tratado com profissionais adequados tais como: Neurologista, psiquiatra infantil caso de criança, psicólogo e psicopedagogo, para trabalhar as dificuldades de aprendizagem. Precisa da aceitação da família em lidar com uma criança com tal problema, a escola deve estar preparada para trabalhar com a criança que tem este transtorno, muito carinho, paciência e amor. "Rosalie Rebollo Pratt, e colegas estudaram 19 crianças com Transtorno de Déficit de Atenção e fez um trabalho com elas através das músicas de Mozart e percebeu que houve o controle do humor, diminuição da impulsividade e conseguiram interagir melhor com outras pessoas".
REFERÊNCIAS -Amen, Daniel G, Transforme seu cérebro, transforme sua vida, SP, Ed. Mercuryo,2000 http://reginafoliveira.blogspot.com.br/ 2013/03/ disturbio-ou-transtorno -de-deficit-de.html Link desativado
|
Centros vitais


