Modelos científicos para a previsão de eventos futuros
página acima

-
Crianças e Adolescentes
DESAPARECIDOS
*
____Todos os dias, previsões meteorológicas são usadas para definir viagens ou os períodos ideais para o plantio e colheita de determinadas espécies; bilhões são inves-tidos, baseados nas previsões de analistas de mercado. Tudo graças aos profissionais que se especializam em criar técnicas para prever o futuro.
____As técnicas usadas para realização de previsões tiveram sua origem no século XIX, quando no meio científico vigia o Determinismo Científico.
____Os adeptos do Determinismo Científico postulavam que, se em um determinado momento, fosse possível conhecer as posições e velocidades exatas de cada partícula do Universo, as Leis da Física deveriam ser capazes de fornecer o estado do Universo em qualquer momento do passado ou do futuro.
____O que seria possível através da criação de Modelos Matemáticos Determinísticos, que nada mais são que um conjunto de equações e inequações matemáticas, or-ganizadas de forma que, ao serem inseridas as condições iniciais do sistema sob aná-lise, seja possível obter as condições em um momento desejado.
____Os Modelos Determinísticos são úteis para certas situações, como pequenos sistemas físicos do nosso cotidiano. Entretanto, apresentam limitações. Demonstra-se que pequenas variações nas condições iniciais podem causar grandes perturbações na condição final. Por isso, os Modelos Determinísticos são inadequados quando não é possível definir as condições iniciais com boa precisão.
____O golpe final nos Modelos Determinísticos ocorreu no início do século XX, com o avanço da Física Quântica.
____Para compensar as limitações das técnicas determinísticos, foram desenvolvidos Modelos Probabilísticos. Através desses Modelos, conhecendo a velocidade exata de uma partícula, é possível definir suas posições mais prováveis ou a probabilidade de uma determinada posição ocorrer.
____Os Modelos Probabilísticos mostraram-se úteis em outros setores do conhecimento humano. Por exemplo, atualmente um Modelo Probabilístico auxiliou na definição das metas e consumo de energia elétrica estabelecidas pelo Plano de Contingenciamento do Governo Federal, afetando diretamente a vida de boa parte da população brasileira.
____A Humanidade parece longe de estabelecer um modelo que permita prever todos os eventos do futuro de uma pessoa, mas já dá os primeiros passos nessa direção.

*