-
Liberdade de consciência
página acima

-
Crianças e Adolescentes
DESAPARECIDOS
*

A consciência é um pensamento íntimo, que pertence ao homem, como todos os outros pensamentos.

[9a - página 386 questão 835]

Só a Deus cabe o direito de julgar a consciência. Assim como os homens, pelas suas leis, regulam as relações de homem para homem, Deus, pelas leis da Natureza, regula as relações entre Ele e o homem.

[9a - página 386 questão 836]

Tirar a liberdade de consciência, seria constranger os homens a procederem em desacordo com o seu modo de pensar, fazê-los hipócritas. A liberdade de consciência é um dos caracteres da verdadeira civilização e do progresso.

[9a - página 386 questão 837]

Não é atentar contra a liberdade de consciência pôr óbices a crenças capazes de causar perturbações à sociedade. Podem reprimir-se os atos, mas a crença íntima é inacessível.

[9a - página 387 questão 840]

____Respeitando a liberdade de consciência, com relação à propagação de doutrinas perniciosas, procurar trazer ao caminho da verdade os que se transviaram obedecendo a falsos princípios.

____Ensinai, a exemplo de Jesus, servindo-vos da brandura e da persuasão e não da força, o que seria pior do que a crença daquele a quem desejaríeis convencer. Se alguma coisa se pode impor, é o bem e a fraternidade. Mas não cremos que o melhor meio de fazê-los admitidos seja obrar com violência. A convicção não se impõe.

[9a - página 387 questão 841]

Ver também:
*