Instruções-JGF
página acima

-
Crianças e Adolescentes
DESAPARECIDOS
*

____Um companheiro desejava fazer uma palestra sobre a responsabilidade individual no processo evolutivo. Achou no trabalho itens sobre Responsabilidade, mas queria algo mais.

____Lembrava-se de que havia alguma coisa no Evangelho que não era citado ali. Algo sobre “cada qual levar sua própria carga, ou dar conta de si mesmo”.

____Fácil notar que o companheiro não estava familiarizado com alguns recursos do trabalho que lhe facilitariam a pesquisa.

____Primeiro, se conhecia os textos do Evangelho, saberia que estão em GAL 6:5 e ROM 14:12. Era só ir ao “Índice de Citações Bíblicas” no final do trabalho e facilmente localizaria os itens 1508 e 1509, que falam de Individualidade, assunto que ajudaria na sua palestra.

____Outro caminho seria pesquisar no “vtb” dos itens sobre Responsabilidade que chegaria também em Individualidade. Ali, usando ainda o “vtb” de cada item, encontraria farto material para sua palestra.

____Esses recursos facilitam enormemente o trabalho dos palestrantes, como têm nos informado os companheiros, compensando o esforço de se familiarizar com eles.

____No caso citado, usando o “vtb” de apenas um item, o 1510 por exemplo, vejam quanto assunto paralelo com que se pode enriquecer a palestra ou a pesquisa: o item 465 traz uma citação de Joanna de Ângelis sobre comparação entre os indivíduos; o 520, uma de Leon Denis sobre Consciência; o item 591, uma de EMMANUEL sobre fé; o 1362, outra de Joanna de Ângelis sobre Generalização, semelhante à primeira, Comparação; o 1458 fala sobre Identidade, o 1507 sobre Individuação e o 3049 sobre Sociedade. Tudo isso usando apenas um único item.

____Imagine se você montar uma malha de informações com os “vtb” de todos os itens envolvidos, algo semelhante, em minúscula escala, ao que faz nosso cérebro com as associações de ideias.

____São sempre bem vindas as sugestões de aperfeiçoamento do trabalho.

____Como sempre, solicitamos de todos sua divulgação, enviando cópias aos amigos, possibilitando atingir, e beneficiar, acredito, um maior número de pessoas. Nenhuma restrição nesse sentido.

Um abraço fraterno

João Gonçalves Filho

SQS 204 - Bloco D - Ap. 404

70234-040 - BRASÍLIA-DFjocalho@terra.com.br

*