Heliocentrísmo
-
Crianças e Adolescentes
DESAPARECIDOS
*

HELIOCÊNTRICO adj. Diz-se daquilo que tem o Sol como centro.

http://win2nt239.digiweb.com.br/cgi-bin/delta.exe/dicionario/verbete?ID=36273

____A hipótese heliocêntrica sobre o sistema_solar que sustentava ser o Sol o centro do Universo, girando a Terra e os demais planetas ao seu redor, foi apresentada pela primeira vez por Aristarco de Samos (c. 310 - c. 230 a.C.). Entretanto, sua obra foi solenemente ignorada pela posteridade romana e medieval, uma vez que aqueles pensadores considerados mais cultos – Aristóteles morrera uma década antes de Aristarco nascer e defendia o geocentrísmo – aceitavam apenas a sofisticação apresentada por Ptolomeu (c. 75 -?) em sua obra Almagest (A Maior Composição Matemática) que previa com precisão razoável a posição dos planetas visíveis a olho nu, apesar de errar ao considerar a Terra o centro do sistema solar. Foi só com Nicolau Copérnico, quatorze séculos depois, que o sistema ptolomaico ganhou um rival à altura. Contudo, o dogmatismo da igreja era tão forte que questionar a perfeição divina consistia um risco temerário.

http://geocities.yahoo.com.br/discursus/archistx/heliohis.html

  • Depois de 20 séculos (Aproximadamente 2000 anos) acreditando na mesma teoria, Nicolau Copérnico (1473-1543) sugeriu que o Sol era o centro do universo e não a Terra (teoria não aceita na época).
  • Mais tarde Giordano Bruno (1548-1600) acrescentou a teoria que o Universo não tinha limites (por esta teoria ele foi jugaldo pela Inquisição e queimado).
  • Galileu Galilei (1564-1642) que apoiava a teoria de Nicolau quase teve o mesmo destino de Giordano, mas negou toda a teoria na última hora e se livrou da pena de morte.
  • Século 20 (1920) Teoria do Big Bang: Baseando-se na teoria da relatividade, Georges Lemaítre e Alexander Friedman propruseram o modelo finito de Universo, com constante expansão, com início de tempo.
  • 1960 Multiuniverso (nem tão nova assim): A teoria do Big Bang não resolve dois problemas: O que existia antes do Big Bang e o que há fora do espaço. Os defensores do multiuniverso afirmam que existem inúmeros Universos, espalhados pelo espaço infinito. Muitos podem estar nascendo (em big bangs) e outros morrendo(em big crunchs, o oposto do big bang, quando a gravidade comprime tudo existente no Universo em um único ponto atômico).
  • Século 21 (2001) Ecpirótica:A teria diz que tudo surgiu do choque de duas "membranas cósmicas" numa quarta dimensão do espaço (é difícil mas tente imaginar o no mundo com 4 dimensões). O choque teria sido percebido por nós como big bang. A teoria é a única que faz sentido se a relatividade e a física quântica forem corretas.
    ____Obs:Se achou esta teoria confusa, bem-vindo ao clube.
http://unitotal.vilabol.uol.com.br/bigbang.htm

____LINKs:

*