Principais estudos sobre animismo
página acima

-
Crianças e Adolescentes
DESAPARECIDOS
*

____O estudo mais aprofundado dessas questões parece ter sido reservado aos encarnados.

____Assumiram a responsabilidade pela tarefa:

  • Alexandre Aksakof ,Animismo e Espiritismo - Ed. best-seller - SP, 1990.
    Para mim a luz só começou a despontar no dia em que o meu índice me forçou a introduzir a rubrica do Animismo, isto é, quando o estudo atento dos fatos me obrigou a admitir que todos os fenômenos mediúnicos, quanto ao seu tipo, podem ser produzidos por uma ação inconsciente do homem vivo - conclusão que não repousava sobre uma simples hipótese ou sobre uma afirma gratuita, mas sobre o testemunho irrecusável dos próprios fatos -, donde esta consequência, que a atividade psíquica inconsciente do nosso ser não é limitada à periferia do corpo e não apresenta um caráter exclusivamente psíquico, mas pode também transpor os limites do corpo, produzindo efeitos físicos e mesmo plásticos; por conseguinte; essa atividade pode ser intracorpórea ou extracorpórea.
    ____Essa última oferece um campo de exploração inteiramente novo, cheio de fatos maravilhosos, geralmente considerados como sobrenaturais; é esse domínio, tão imenso, senão mais, do que o do Espiritismo, que designei sob o nome de Animismo, a fim de distingui-lo daquele de uma maneira categórica.
    É extremamente importante reconhecer e estudar a existência e a atividade desse elemento inconsciente da nossa natureza, nas suas mais variadas e mais extraordinárias manifestações como as vemos no Animismo. Só tomando esse ponto de partida é que é possível dar uma razão de ser aos fenômenos e às pretensões do Espiritismo, pois que, se alguma coisa sobrevive ao corpo e persiste, é precisamente o nosso inconsciente, ou melhor, essa consciência interior que não conhecemos presentemente, mas que constitui o elemento primordial de toda individualidade.
    [50 página 22/23]
  • Ernesto Bozzano, Animismo ou Espiritismo - Ed FEB - RJ - 1950.
  • Gabriel Delanne , em obra aliás, não muito difundida no Brasil, já que não foi traduzida para a nossa língua. Trata-se de Recherches sur la Médiumnité, com 515 páginas compactas, expondo cerrada argumentação, toda ela apoiada em fatos observados com o necessário rigor científico.
    ____O livro compõe-se de três partes:
    É uma das únicas obras, no contexto doutrinário do espiritismo, que estuda em profundidade o problema da " psicografia automática", ou seja, a escrita produzida pelo inconsciente, funcionando o sensitivo como médium de si mesmo.
  • Miranda, Hermínio C. O Exilado - Ed. Corr. Frat. ABC, SP, 1991.
    A Memória e o Tempo - Ed. Arte e Cultura, RJ, 1992.
    ____Condomínio Espiritual - Ed. FE - SP, 1993.
*