Frederico Pereira da Silva Júnior
página acima: Biografias

____"Verdadeiras jóias de literatura evangélica" - Essa é a qualificação emprestada pelo insuspeito Bezerra de Menezes aos trabalhos mediúnicos recebidos por Frederico Pereira da Silva Júnior (1858-1914). A opinião pode ser conferida na obra A Tragédia de Santa Maria, ditada à não menos conceituada Yvonne A. Pereira. Os elogios vão muito mais longe, a ponto de Bezerra de Menezes afirmar categórico que pelos dons psíquicos de Frederico Pereira da Silva Júnior eram transmitidas "as mais lúcidas revelações", "em caudais de luzes e bênçãos, de bálsamos e ensinamentos". É justo explicar que todas as obras recebidas por esse notável médium foram transmitidas pelo espírito Bittencourt Sampaio confirmando a revelação de Os Quatro Evangelhos, de J.-B. Roustaing, além da famosa mensagem de Allan Kardec, recebida no antigo Grupo Espírita Fraternidade, em 1888, aludindo à união dos espíritas e, de passagem, também ao trabalho psicografado por Emilie Collignon. Frederico Pereira da Silva Júnior iniciou seu mediumato em 1878, com 21 anos, na Sociedade Deus, Cristo e Caridade; depois na Sociedade Espírita Fraternidade, mantendo no entanto presença no Grupo dos Humildes, de Sayão. Muitas de suas comunicações estão nos livros Trabalhos Espíritas e Elucidações Evangélicas. Viveu uma vida de muitas lutas e de dedicação às almas sofredoras.http://www.grupodosoito.com.br/subpaginas/todas_fotos.htm#nak

____Aos 30 de Agosto de 1914, após dolorosa enfermidade, desencarnava, com a resignação e a confiança do verdadeiro espírita, o célebre médium brasileiro Frederico Pereira da Silva Junior, cuja vida, como escreveu Pedro Richard, seu grande amigo e companheiro de 32 anos, “foi muito mais acidentada e grandiosa do que a de Madame Esperance, contada por ela própria em seu livro No País das Sombras”.
____O primeiro contato dele com o Espiritismo foi em 1878, na “Sociedade de Estudos Espíritas Deus, Cristo e Caridade”, aí levado pelo seu padrinho Luis Antônio dos Santos. Desejava Frederico obter notícias de uma pessoa querida desencarnada havia algum tempo. Para surpresa geral, ele próprio cai em transe sonambúlico, influenciado por um Espírito. Data daí a sua iniciação como médium na mencionada Sociedade.
____Durante 34 anos Frederico Junior exerceu assiduamente suas funções mediúnicas no Grupo Ismael, tendo recebido, em 11 de junho de 1914, a sua última comunicação do Além.
____A tuberculose pulmonar acompanhou-o nos derradeiros anos de vida. Sem uma queixa e achando justo o seu sofrimento, o prodigioso médium purgava as faltas de encarnações passadas, remindo assim o seu Espírito.
____Pressentindo, afinal, o seu desenlace, reuniu a família e, após pronunciar sentida prece, fechou os olhos ao mundo em sua residência à Rua Navarro 121, aos 56 anos de idade, sendo sepultado no Cemitério de São Francisco Xavier (Caju).
____Foi assim que partiu para a Espiritualidade o grande médium Frederico Pereira da Silva Junior, que, servindo à Federação Espírita Brasileira, através do “Grupo Ismael”, tantos benefícios espalhou por toda a parte, fazendo jus, portanto, à página com que lhe recordamos a passagem por este planeta de provas e expiações.http://www.omensageiro.com.br/personalidades/personalidade-76.htm

*