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Judaicidade de Jesus. Jesus contrapor-se aos costumes
estabelecidos desautoriza-nos a dizer que era anti-judeu ou anti-farisaico:
"Jesus era judeu em tudo que fazia e pensava. Como israelita fervoroso, ele observava todos os mandamentos, considerava D-us como seu pai no céu, tinha piedade dos pobres, apoiava os que tropeçavam no caminho e amava os que se arrependiam, aqueles de quem mesmo um justo perfeito não tem o direito de tomar o lugar, segundo uma palavra do Talmude. Ele tinha também os defeitos característicos dos judeus: nunca reparava na grandeza e na beleza da natureza [Refere-se Klausner a Mc XI, 12-14?], e não sorria nunca [Diz P.Lentulus, 'Nunca ninguém o viu sorrir, mas, muitos o viram chorar, muitas vezes]. Foi sob o signo de lágrimas, ameaças e promessas que exerceu seu ministério de ensinar... Jesus era o mais judeu de todos os judeus, mais judeu que o grande mestre Hillel". (Rabino Klausner). *** Messianato. Enquanto o Messias, no profeta Isaías, representa um homem, um mensageiro divino para redimir Israel, no Profeta Oséias, ao oposto, significa a hora de redimir: "Em primeiro lugar, temos que examinar a frase que Paulo usa com tanta freqüência, O Evangelho do Cristo, que significa 'as boas novas sobre o Messias'. As palavras Cristo ou Messias significam O Ungido, e referem-se à convicção judaica de que nos últimos dias da terra ocorreria um tempo de bem-aventurança. Deus ressuscitaria e ungiria os escolhidos, para liderarem o povo de Israel. O Evangelho, ou as Boas Novas, para Paulo, é que esse tempo chegou"(...). *** HADERECH — O caminho "Deus é o caminho da Verdade e da Vida" PENTECOSTES. Uma das mais intrigantes afirmativas de Jesus: "o caminho, a verdade e a vida". É frase de uma cantiga da festa judaica de Pentecostes, incluída no evangelho de João. Tal evangelho principiou como coleção de cantigas entoadas um dia por Jesus (cf. BROWN, A Comunidade do Discípulo amado; ROBINSON, A Prioridade de João). O texto hebraico diz "Eu Sou é caminho, Verdade, Vida" conforme Ex 3,20 e no texto cabalista Zohar, de Simeon bar Jochai, sábio palestino da era romana e coevo de Jesus. O costume de recitar os Salmos revela o pietismo de Jesus, hassid - tzadiq - hazzan. "EU SOU" JO 14:5 - Disse-lhe Tomé: Senhor, nós não sabemos para onde vais; e como podemos saber o caminho? JO 14:6 - Disse-lhe Jesus: Eu sou é o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. EHIEH. "Eu Sou", eis o primeiro nome de Deus em hebraico, Anoki ehieh, ou o simples "Anoki", pron. eu, cf. Ex 20,2 - Eu sou YHVH teu Elohim, que te tirou da terra do Egito. Por isso, "eu Sou é". Note o descompasso ...sou...tirou... que existe no original hebraico. No caso precisa incluir o segundo verbo, sub-entendido, que o israelita aplica não a si mesmo, mas ao Criador: Deus é o caminho...No original, Anoki haderech vehalaka ve'emet vechay ou "Eu Sou é caminho e rota, verdade e palavra, vida e existir " [ch = som de rr]. A mesma estrutura existe em grego, onde igualmente o sujeito não diz "ego ime" mas o simples ime: ime he odos o certo, mas, no NT, Ego eimi he odos kai aleteia kai zoe, ler: ego imi he odos ke aletia ke zoi[eu sou é caminho de verdade e de vida]; logo, ao se deparar com essa... estranhíssima expressão tanto em grego [ego eimi] quanto em hebraico-aramaico [anoki ehieh]... o leitor antigo logo percebia estar diante de um conceito inusitado e fora da linguagem usual. Em português onde, indiferentes, empregamos 'eu sou' ou 'sou', isto escapa-nos. Em aramaico, no texto da Peshita, como no hebraico, temos Ana ana, "eu eu". Igualmente estranho, igualmente inusitado. Jesus, pietista
Jesus, pois, melhor, Yeshu_ha-Nozri apresenta-se ao entendimento
antropológico moderno como um mestre judeu pietista do primeiro século. Os
pietistas ou 'nazarenos' são ainda hoje os judeus que valorizam o culto
espiritual e a prece em detrimento das prescrições cerimoniais. Samuel e Saul,
já no ano 1.200 a. E.C., eram nazarenos. Jesus, hassid
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