http://www.cristohistorico.hpg.ig.com.br/sindonologia.htm
Estampa
misteriosa:
____Como a imagem poderia ter sido forjada no pano
| "Uma
teoria diz que um ácido teria favorecido o envelhecimento do
pano em certos pontos, formando a figura. Mas, para isso, o
pano deveria ser submetido ao calor e à radiação luminosa
intensos, p.ex., ficando alguns meses intocado e exposto ao
sol.
| "Outra
hipótese é a de que o envelhecimento do pano nos pontos da
imagem tenha sido provocado por uma espécie de carimbo de
bactérias da pele. O pano teria tocado um corpo e, então, as
bacterias teriam se multiplicado na trama, graças ao calor e
às substâncias do suor.
|
"A
fotografia computadorizada mostra o homem do sudário em
relevo. Esse resultado só aparece quando a imagem é fixada
com a ajuda do calor, como as duas hipóteses admitem. Mas só
um gênio, um gênio milagrosamente genial, teria calculado
tudo isso na Idade Média." || Fotos
|
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http://www.cristohistorico.hpg.ig.com.br/sindon4.htm
CURSOS
____Judaicidade de Jesus. Jesus contrapor-se aos costumes
estabelecidos desautoriza-nos a dizer que era anti-judeu ou anti-farisaico:
"Jesus era judeu em tudo que fazia e
pensava. Como israelita fervoroso, ele observava todos os mandamentos,
considerava D-us como seu pai no céu, tinha piedade dos pobres, apoiava os
que tropeçavam no caminho e amava os que se arrependiam, aqueles de quem
mesmo um justo perfeito não tem o direito de tomar o lugar, segundo uma
palavra do Talmude. Ele tinha também os defeitos característicos dos judeus:
nunca reparava na grandeza e na beleza da natureza [Refere-se Klausner a Mc
XI, 12-14?], e não sorria nunca [Diz P.Lentulus,
'Nunca ninguém o viu sorrir, mas, muitos o viram chorar, muitas vezes]. Foi
sob o signo de lágrimas, ameaças e promessas que exerceu seu ministério de
ensinar... Jesus era o mais judeu de todos os judeus, mais judeu que o grande
mestre Hillel". (Rabino Klausner).
***
____Messianato. Enquanto o Messias, no profeta Isaías,
representa um homem, um mensageiro divino para redimir Israel, no Profeta Oséias ,
ao oposto, significa a hora de redimir:
"Em primeiro lugar, temos que examinar a
frase que Paulo usa com tanta freqüência, O Evangelho do Cristo, que
significa 'as boas novas sobre o Messias'. As palavras Cristo ou
Messias significam O Ungido, e referem-se à convicção judaica de que nos últimos
dias da terra ocorreria um
tempo de bem-aventurança. Deus ressuscitaria e ungiria os escolhidos,
para liderarem o povo de Israel. O Evangelho, ou as Boas Novas, para Paulo, é
que esse tempo chegou"(...).
***
HADERECH — O caminho
"Deus é o caminho da Verdade e da Vida"
____PENTECOSTES. Uma das mais intrigantes afirmativas de
Jesus: "o caminho, a verdade e a vida". É frase de uma cantiga da
festa judaica de Pentecostes, incluída no evangelho de João. Tal evangelho
principiou como coleção de cantigas entoadas um dia por Jesus (cf. BROWN, A
Comunidade do Discípulo amado; ROBINSON, A Prioridade de João). O
texto hebraico diz "Eu Sou é caminho, Verdade, Vida" conforme Ex 3,20
e no texto cabalista Zohar,
de Simeon bar Jochai, sábio palestino da era romana e coevo de Jesus. O costume
de recitar os Salmos revela o pietismo de Jesus, hassid - tzadiq
- hazzan. "EU SOU"
JO 14:5 - Disse-lhe Tomé: Senhor, nós não
sabemos para onde vais; e como podemos saber o caminho? JO 14:6 - Disse-lhe
Jesus: Eu sou é o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão
por mim.
____EHIEH. "Eu Sou", eis o primeiro nome de Deus
em hebraico, Anoki ehieh, ou o simples "Anoki", pron. eu, cf. Ex 20,2
- Eu sou YHVH teu Elohim, que te tirou da terra do Egito. Por isso,
"eu Sou é". Note o descompasso ...sou...tirou... que existe no
original hebraico. No caso precisa incluir o segundo verbo, sub-entendido, que o
israelita aplica não a si mesmo, mas ao Criador: Deus é o caminho...
No original, Anoki haderech vehalaka ve'emet vechay ou "Eu Sou é
caminho e rota, verdade e palavra, vida e existir " [ch = som de rr].
A mesma estrutura existe em grego, onde igualmente o sujeito não diz "ego
ime" mas o simples ime: ime he odos o certo, mas, no NT, Ego eimi he odos
kai aleteia kai zoe, ler: ego imi he odos ke aletia ke zoi[eu sou é
caminho de verdade e de vida]; logo, ao se deparar com essa... estranhíssima
expressão tanto em grego [ego eimi] quanto em hebraico-aramaico [anoki ehieh]...
o leitor antigo logo percebia estar diante de um conceito inusitado e fora da
linguagem usual. Em português onde, indiferentes, empregamos 'eu sou' ou 'sou',
isto escapa-nos. Em aramaico, no texto da Peshita, como no hebraico, temos Ana
ana, "eu eu". Igualmente estranho, igualmente inusitado. Jesus, pietista
Jesus, pois, melhor, Yeshu_ha-Nozri apresenta-se ao entendimento
antropológico moderno como um mestre judeu pietista do primeiro século. Os
pietistas ou 'nazarenos' são ainda hoje os judeus que valorizam o culto
espiritual e a prece em detrimento das prescrições cerimoniais. Samuel e Saul,
já no ano 1.200 a. E.C., eram nazarenos.
____Algumas provas do pietismo de Yeshu Ha-Nozri surgem na sua
linguagem e nas suas práticas religiosas, na mesma hora impregnadas de intensa
devoção e dramaticidade, e de desapego ou mesmo inconformismo diante dos
rituais pré-estabelecidos.
____O costume de recitar os
Salmos e até de retirar conceitos salmísticos para a vivência
cultual, como na expressão "Filho do Homem" no Salmo 8 --- revela o
pietismo de Jesus de Nazaré.
Jesus, hassid
-
Hassidim
____- eram os 'santos' da altura, chamados de 'filho de Deus'
como em Marcos
(Mc 5, 7). Hassid era o herdeiro da tradição profética. Tinha introvisões
peculiares da relação do homem com Deus e possuía poderes carismáticos
de cura.
____Em Emaús
(cenário da ' ressurreição
' de Jesus) morava o Hassid Nehhunia, autor do Bahir, grande obra cabalista.
-
Tzadiq
____- um rabino-profeta. A palavra significa
"justo". Melquisedeque, cujo sepulcro ficava no alto do monte
Tabor (onde o NT diz que se deu a Transfiguração), era "o rei da
justiça", Melki-tsedeká [tzadiq]. Mateus
em Mt 1,18-25 afirma que José, o pai
de Jesus, era "justo", i. e., Tzadiq.
-
Hazzan -
____Eram os cantores de sinagoga, a que se chamava
"Senhor". Estas expressões, traduzidas em grego, estão no
evangelho, quando se diz em Mt 1, 19 que José era 'justo' - tzadiq; ou em Mc
1, 24 que Jesus era o 'santo' de Deus - hassid; ou que o rabi [mestre]
'pregava' na Galiléia, i. E. , cantava - era hazzan, cf. Mc 1, 14.
"Pregar" no NT é kerigma , cuja origem é keras, o chifre: uma
trombeta feita de chifre de carneiro, o Shofar,
que anuncia as festas hebraicas.
____'Pregar', pois, é na verdade cantar nas sinagogas, nas
praças, em todo lugar onde havia judeus, os salmos da esperança, da
alegria e da fé.
-
Já
em 1938 Italo Zolli, aliás, Israel Eoller acentuava que o título
'Nazareno', heb. Notzri, deriva da raiz aramaica 'pregar', Nagid, correlata
do hebraico Naggar, 'inteligente' (fonte: Lapide).
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