SISTEMA
(OPINIãO - INTERPRETAçãO) Unispírita (mono-espírita) ____Como
variedade do sistema otimista, temos o que se baseia na crença de que um único Espírito se comunica com os homens, sendo esse Espírito o Cristo, que é o protetor da Terra. Diante das comunicações da mais
baixa trivialidade, de revoltante grosseria, impregnadas de
malevolência e de maldade, haveria profanação e impiedade em supor-se
que pudessem emanar do Espírito do bem por excelência. Se os que assim
o crêem nunca tivessem obtido senão comunicações inatacáveis, ainda
se lhes conceberia a ilusão. A maioria deles, porém, concordam em que
têm recebido algumas muito ruins, o que explicam dizendo ser uma prova
a que o bom Espírito os sujeita, com o lhes ditar coisas absurdas.
- Assim, enquanto uns atribuem todas as comunicações ao diabo, que pode
dizer coisas excelentes para tentar,
- pensam outros que só Jesus se
manifesta e que pode dizer coisas detestáveis, para experimentar os
homens.
____Entre estas duas opiniões tão opostas, quem sentenciará? O
bom-senso e a experiência. Dizemos: a experiência, por ser impossível
que os que professam ideias tão exclusivas tudo tenham visto e visto
bem. ____Quando
se lhes objeta com os fatos de identidade, que atestam, por meio de
manifestações escritas, visuais, ou outras, a presença de parentes ou
conhecidos dos circunstantes, respondem que é sempre o mesmo Espírito,
o diabo, segundo aqueles, o Cristo, segundo estes, que toma todas as
formas. Porém, não nos dizem por que motivo os outros Espíritos não
se podem comunicar, com que fim o Espírito_da_Verdade nos viria
enganar, apresentando-se sob falsas aparências, iludir uma pobre mãe,
fazendo-lhe crer que tem ao seu lado o filho por quem derrama lágrimas.
A razão se nega a admitir que o Espírito, entre todos santo, desça a
representar semelhante comédia. Demais, negar a possibilidade de
qualquer outra comunicação não importa em subtrair ao Espiritismo o
que este tem de mais suave: a consolação dos aflitos? Digamos, pura e
simplesmente, que tal sistema é irracional e não suporta exame sério. [17b - página 67 item 48] |