Foi na bela Itália, na verde e mística Úmbria de São Francisco que, na noite de 18 de agôsto de 1886, Pietro Ubaldi nasceu.

Foligno, cidade da província de Perusa, que demora numa planície a quinze quilômetros das colinas de Assis, recebeu no último quartel do século XIXo grande missionário da Nova Civilização do Espírito.

[62 - página 27]

Pequenino ainda, ele começou a sentir uma constante expansividade no seu mundo mental. Sentiu algo de oculto, estranho e forte escondido em sua alma. Que seria? Uma criança não poderia entendê-lo. E como não o entendeu, penetrou no mundo para ele ainda inacessível dos porquês.Sua consciência não se movia entre as dimensões comuns e não seria fácil ao pequenino Pietro adaptar-se às limitações que a existência física impõe aos grandes seres que pousam no planeta para as grandes missões.

[62 - página 33]

Mais tarde, ele mesmo escrevia: "Feliz quem nasce em simplicidade, onde não falta o necessário, mas, não se é escravo do supérfluo; onde a vida, que quer sempre crescer em tudo, partindo do humilde, tem espaço para subir"

[62 - página 30]

Para bem entendermos o desenvolvimento da vida e da missão de Pietro Ubaldi, é conveniente dividimo-la em 4 períodos:


  • Época de sua formação física e cultural, vai até os 25 anos (1886 a 1911).
  • Período que podemos denominar - período de dor -, objetivando sua formação espiritual (formação que, na verdade, é um super-desenvolvimento, se a relacionarmos com seu grande passado histórico). Esse período transita dos 25 aos 45 anos (1911 a 1931).
  • Período de sua manifestação missionária, pelo pensamento e pela doutrina, através dos seus livros, decorre dos 45 aos 65 anos (1931 a 1951). Autor de "A Grande Síntese"
  • Período de realização concreta no plano social-humano, de sua obra missionária. Esse período pertence sobretudo ao Brasil.

[62 - página 45]