Nosso Pai, que estás em toda
parte;
Santificado seja o teu nome, no louvor de todas as criaturas;
Venha a nós o teu reino de amor e sabedoria;
Seja feita a tua vontade, acima dos nossos desejos;
Tanto na terra, quanto nos círculos espirituais;
____O pão nosso do corpo da mente dá-nos hoje;
Perdoa as nossas dívidas, ensinando-nos a perdoar nossos devedores com
esquecimento de todo mal;
Não permitas que venhamos a cair sob os golpes da tentação de nossa
própria inferioridade;
Livrai-nos do mal que ainda reside em nós mesmos;
Porque só em ti brilha a luz eterna do reino e do poder, da glória e
da paz, da justiça e do amor para sempre!
Assim seja!
Médium: Francisco Cândido Xavier http://www.luizbertini.net/mensagem6.html |
"Assim,
pois, é que haveis de orar:
Pai-nosso que estais nos céus;
Santificado seja o Vosso nome.
Venha a nós o vosso reino.
Seja feita a Vossa vontade, assim na terra como nos céus.
____O pão-nosso de cada dia dai-nos hoje.
Perdoai as nossas dívidas, assim como perdoamos aos nossos devedores.
____E não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal.
Assim seja".
(Mateus, 6: 9-13)
____A oração dominical é sem dúvida, o mais perfeito modelo de prece que
poderia ser concebido. Concisa, simples e clara, "ela resume - como
diz Allan Kardec - todos os deveres do homem para com Deus, para consigo
mesmo e para com o próximo. Encerra uma profissão de fé, um ato de
adoração e de submissão, o pedido das coisas necessárias à vida e o
princípio da caridade". ____Pena é que muita gente, ao recitá-la nos seus exercícios devocionais,
não procure compreender a profunda significação do seu contexto, nem se
aperceba das normas de bem viver que ela prescreve a todos. ____Detenhamo-nos, pois, na análise de tão sublime oração, meditando um
pouco sobre cada uma das partes que a compõem. ____"Pai-nosso que estais nos céus, santificado seja o vosso nome". ____A noção que tenhamos da Divindade reflete-se, inevitavelmente, no nosso
modo de agir. ____Nos primórdios da civilização, os homens faziam dos deuses um conceito
mais ou menos uniforme, tornando-os por potências iradas, às quais era
preciso agradar com a oferta de presentes, não só para desviar os dardos
do seu furor, como também para granjear-lhes os favores e, com a sua
ajuda, conseguirem saúde, bem-estar e prosperidade. ____Tais oferendas, a princípio, consistiam em frutos; depois começaram a
ser oferecidos animais, que os próprios sacerdotes degolavam, sendo que
entre muitos povos se introduziu, por fim, o costume horrível de
sacrificar criaturas humanas, especialmente crianças e moças.
Abrimos
o Velho Testamento e Deus que ali deparamos - Jeová, o Senhor dos
Exércitos, também se nos apresenta como um ser faccioso, violento,
iníquo e vingativo, eis que "escolhe para si um povo no meio das
nações", cumulando-o de graças, enquanto aos demais só faz
conhecer desgraças; que ordena as mais cruentas matanças, inclusive de
crianças e de animais; que aconselha pilhagens dignas dos piores
bandoleiros e ameaça com pragas repugnantes todos quantos lhe não
atendam às determinações.____Com tais ideias a respeito da Divindade, os homens de então não
poderiam mesmo ser melhores, e daí o darem vazão aos seus instintos
brutais, serem implacáveis nos seus ressentimentos e mostrarem-se
impiedosos para com os inimigos. ____Um dia, porém o Cristo desce à Terra e nos fala de um Deus diferente. Um
Deus infinito nas Suas perfeições, cuja onisciência e onipotência se
manifestam através das leis imutáveis e sábias que regem a Criação;
um Deus sem favoritismos de espécie alguma: um Deus bastante inteligente
para saber corrigi-las e não para castigá-las; um Deus que não quer
pereça uma só alma, mas que todas se salvem e participem da Sua Glória;
um Deus, enfim, a quem podemos dirigir-nos confiadamente, chamando-o pelo
doce nome de Pai. ____Notemos, entretanto que, ao ensinar-nos a chamar-lhe Pai Nosso, Jesus
deixa claro ser Ele pai de toda a grande família humana, e não apenas de
uns poucos escolhidos. ____Contrariamente, portanto, ao ensino de certas religiões, são filhos de
Deus todos os homens espalhados por todas as longitudes e latitudes do
globo; de todas as raças e civilizações; de todas as classes e de toda
a fé; católicos e protestantes, espíritas e budistas, muçulmanos e
judeus, rosacrucianos e fetichistas, e até os ateus, apesar de pecadores,
apesar de transviados, porque todos, absolutamente todos, são amados por
Ele com igual e paternal solicitude e hão de ser proclamados e salvos
pelo divino pastor: Nosso Senhor Jesus-Cristo. ____Por isso, ó Deus, porque sois todo Amor e Bondade, Justiça e
Misericórdia, seja o vosso santo nome bendito e louvado por toda a Terra,
assim com por todo o universo, nos astros mais remotos, nos espaços
incomensuráveis, onde quer que a vida que provém de vós se haja
manifestado, pois não há quem não pressinta a vossa existência e o fim
ditoso para que nos criastes! |
____(De "O Sermão da
Montanha", de Rodolfo Calligaris) http://www.espirito.org.br/portal/artigos/calligaris/pai-nosso.html
Rodolfo
Calligaris ____Qadusha ou prece de santificação, muito comum na
judaicidade antiga. Divide-se em (a) Invocação, (b) Preces em Tu, (c)
Preces em Nós: — (a) Pai! (b) Venha o teu reino, santo é o teu nome!
(c) Dá-nos o pão; perdoa-nos as dívidas; não nos leves a provações.
A FRASE nuclear da prece — Santificado seja o teu nome, ou, aram. Ytqadash
shemak[hebr. Et qadash shemecha]. Como tudo em Jesus, baseia-se em Ezequiel,
cf. Ez 36,23-4:
"E eu santificarei o
meu grande nome, que foi profanado entre os gentios, o qual profanastes no
meio deles; e os gentios saberão que eu sou Yhvh, diz Yhvh Elohim,
quando eu for santificado aos seus olhos. E vos tomarei dentre os gentios, e
vos congregarei de todas as terras, e vos trarei para a vossa terra". Em aramaico ____LUCAS. Em aramaico, a seguir (texto de Lucas), o
Pai-nosso. O aramaico, semelhante ao hebraico, era o idioma geral na Palestina
da altura. O texto de Lucas
bem pode ser o texto original desta prece, modificada em Mateus: — Pai [Aba]!*
Venha o teu reino [Maltutak], santo [Qadash] é o teu nome [Shemak]!
Dá-nos o pão [Lehema lanah]; perdoa-nos [Usebuq lanah] as dívidas
[Hobayna]; não nos leves a provações [al ta elinana lenissyon].*
- >ABBA> -
-
PAI
-
VITQADASH SHEMAK -
-
SANTO É O TEU NOME
-
TE>TEH MALKUTAK -
-
VENHA O TEU REINO
-
LAHMANA> DI MISTEYA> HAB LANAH
YOMA DENAH -
-
DÁ-NOS SEMPRE O PÃO DESTE DIA
-
USEBUG LANAH HOBAYNA> -
-
PERDOA NOSSAS DÍVIDAS
-
KEDI SHEBAQNA> LEHAIYABAYNA> -
-
PERDOAMOS AOS DEVEDORES NOSSOS
-
VE>AL TA>ELINANNA>
LENISSYON -
- E NÃO NOS LEVES A PROVAÇÕES.* PROVAÇÕES.*
e NÃO NOS LEVES A
PROVAÇÕES.*
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Abouna di beshemaya, "Pai Nosso que está nos céus"
____Nit qadash dishemak, "Santo o teu nome", o
pai-nosso na Peshita [Novo Testamento] em aramaico, pelo texto de Mateus.
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MATEUS [6]
- 5 E, quando orardes, não sejais como os hipócritas; pois gostam de orar em pé nas sinagogas, e às esquinas das ruas, para serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam a sua recompensa.
- 6 Mas tu, quando orares, entra no teu quarto e, fechando a porta, ora a teu Pai que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará.
- 7 E, orando, não useis de vãs repetições, como os gentios; porque pensam que pelo seu muito falar serão ouvidos.
- 8Não vos assemelheis, pois, a eles; porque vosso Pai sabe o que vos é necessário, antes de vós lho pedirdes.
- 9Portanto, orai vós deste modo: Pai nosso que estás nos céus, santificado seja o teu nome
- 10 venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu
- 11 o pão nosso de cada dia nos dá hoje
- 12 e perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós também temos perdoado aos nossos devedores
- 13 e não nos deixes entrar em tentação; mas livra-nos do mal. [Porque teu é o reino e o poder, e a glória, para sempre, Amém.]
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