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Gottfried Wilhelm Leibniz(1646- 1716) nasceu no dia primeiro de julho, na cidade alemà de Leipzig.Era filho de um professor de filosofia moral. Sua família era de origem eslava. Criança ainda, explorava a biblioteca do pai. Viu os autores antigos e escolásticos. Tomou contato com Platão e Aristóteles. Com quinze anos começou a ler os filósofos modernos. Bacon, Descartes, Hobbes e Galileu. Leibniz foi de um espírito universal, muito inteligente, que revelou aptidão e genialidade em diversos campos. Bertrand Russel fala que era admirável, mas não como pessoa; pois escreveu para ser popular e agradar os princípes. Cursou filosofia na cidade natal, matemática em Jena, com vinte anos. Cursou também jurisprudência em Altdorf. Em 1663, aluno da faculdade de filosofia, escreveu um trabalho sobre individualização.Influenciado pelo mecanicismo de Descartes, que mais tarde refutou, expôs suas ideias em um livro, onde associava a filosofia e a matemática. Esboçou as primeiras considerações do que viria a ser sua grande descoberta matemática: o cálculo infinitesimal. Leibniz o desenvolveu na mesma época que Newton, um pouco depois...... Leibniz era a favor da união das igrejas. Foi sócio da academia científica de Paris e de Berlim, que fundou...... Dentre as muitas obras de Leibniz se destacam:
... Leibniz identificou a percepção_inconsciente na natureza humana. É aquele estado de consciência no qual a alma fica sem perceber nada distintamente, nós não nos recordamos do que vivemos. Certamente Leibiniz falava daquela estado especial de não entendimento e não associação em que a alma fica "amorfa". Mas tal estado não é duradouro, enquanto estamos nele, parecemos as mônadas...
... Na sua visão da existência de uma “característica universal”, Leibniz
encontrava-se dois séculos à frente de sua época, no que
concerne à matemática e à lógica.... Leibniz criou uma máquina de calcular, superior à que fora criada
por Pascal,
fazendo as quatro operações.
Leibniz
continuou a aperfeiçoar seu sistema metafísico na década de 1680,
tentando reduzir o raciocínio a uma álgebra do pensamento. Leibniz
publicou Meditationes de Cognitione, Veritate et Ideis (Reflexões
sobre Conhecimento, Verdade e ideias) que esclarecia sua teoria sobre o
conhecimento. Em fevereiro de 1686 Leibniz
escreveu seu Discours de métaphysique
(Tratado sobre Metafísica).http://www.ime.unicamp.br/~calculo/history/leibniz/leibniz.html (Link desativado)
Em 1666 escreveu De Arte Combinatoria no qual formulou um modelo que é o precursor teórico de computação moderna: todo raciocínio, toda descoberta, verbal ou não, é redutível a uma combinação ordenada de elementos tais como números, palavras, sons ou cores. http://gballone.sites.uol.com.br/hlp/leibniz.html (Link desativado)
Em
1671 ele publica sua Hypothesis physica nova, em duas partes,
contendo suas reflexões sobre a difícil teoria do ponto, relacionada a
problemas na ótica, espaço e movimento. Ele afirma que o movimento
depende, como na teoria do astrônomo alemão Johannes Kepler, da ação
de um espírito (Deus). Suas especulações de então levaram-no a situar
a alma em um ponto - o que depois desenvolveria como ideia de " mônadas"
- e a desenvolver o princípio da razão suficiente (nada acontece sem uma
razão).
Neste
inicio do terceiro milênio, quando os países europeus lançam-se em
enormes esforços para solidificar uma unidade continental, o nome do filósofo
alemão Leibniz
veio a memória de muitos como um dos primeiros pensadores
que, como diplomata e homem de letras, procurou encontrar caminhos que
levassem os soberanos europeus a tentarem uma unidade qualquer para o
futuro, para assim evitar-se as guerras intestinas que tantas vezes
devastaram a Europa. Como se viu, poucos o escutaram e nenhum o seguiu.http://educaterra.terra.com.br/voltaire/cultura/leibniz.htm (Link desativado)
A monadalogia (do grego monas = unidade) exprime a concepção original de
Leibniz
sobre a natureza das coisas. "O universo é considerado uma
ordenação de mônadas, isto é, de centros espirituais dinâmicos, em
que se compenetram, misteriosamente, individualidade e substancialidade.
Cada mônada é um espelho do mundo e, simultaneamente, uma criação
original indestrutível, dotada de tendências ou mesmo de acção. O seu
lugar na ordem hierárquica determina-se pelo grau de clareza e distinção
com que consegue representar o universo" (F.Heinnemann). Deus é a mónada original, criador da infinidade das mônadas que compõem o
mundo.http://afilosofia.no.sapo.pt/12leibniz.htm (Link desativado)
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