"Foi-me
necessário mais de um ano de trabalho para eu mesmo estar
convencido"
Allan
Kardec
[78
- Primeiro diálogo - O Crítico]
____Creio no Espiritismo, sob
seu tríplice aspecto Filosófico,
Científico e Religioso, que há de ser entendido e vivenciado por
seguidores de todos os credos_religiosos e doutrinas filosóficas,
porquanto reflete uma inexorável realidade de nossa existência e sua
compreensão depende apenas do nosso despertar para a dimensão
espiritual, quando nos tornamos capazes de entender o que ainda é
considerado mistério, nos libertando das contradições, dos
preconceitos, das ilusões, do materialismo,
de tudo enfim que nos tornam egoístas
e frágeis, como preconizou Jesus
- nosso modelo e guia espiritual. ____Estudando
as religiões tradicionais mais professadas no mundo ocidental – Catolicismo
e Protestantismo
de modo geral, sem outro intuito senão o de entendimento e harmonia, e
com todo respeito pelo que representam e sua valiosa utilidade, percebe-se
que embora tenham contribuído para a melhoria e disciplina do
homem, no decorrer dos séculos, determinando comportamentos éticos e
buscando refrear os instintos,
as paixões;
permitiram que os homens delas se distanciassem ao confrontar de forma
ortodoxa outras formas de pensamentos, criando a dicotomia antagônica - religião_x_ciência, por seus dogmatismos
que insistem, pelo temor e submissão, na pregação da fé irrestrita,
“cega”, instituindo simbologias, sacramentos e rituais, e por
afirmativas desprovidas de comprovação e razão, ao considerar mistérios
divinos o que ignoram, e apregoarem uma única existência terrestre paraohomem
(espírito eterno) - que, após_a_morte, selaria definitivamente
seu destino – céu , inferno
e, posteriormente instituído, purgatório;
condicionando a “salvação da alma” ao poder das igrejas e
seus representantes.Para
os que assim crêem, urge as indagações:
- Como
conciliar a bondade e a justiça divinas ante toda essa
heterogeneidade, com as diferenças sociais reinantes, a opulência e
a indigência, que geram gozos
e sofrimentos?
- E
os diferentes graus de inteligência,
qualidades, níveis de consciência
moral, etc, dos homens, como
espíritos criados por Deus?
- E
as diferentes oportunidades dadas a cada homem (como espírito),
considerando o seu tempo
de vida curto ou longo na
terra?
- Por
que a existência de gênios como de idiotas; além das infinitas variações_de_aptidões e qualidades da
imensa massa humana?
- Haveria,
então, privilégios na criação das almas
(Espíritos)?
____Basta
analisar, na visão religiosa tradicionalmente apregoada, princípios como:
- “ Adão
e Eva”- determinante do início e desenvolvimento de toda raça
humana;
- assim
como o “pecado original” - que responsabiliza e pune toda
posteridade por erro de outrem, por hereditariedade
- como
também, entre outros, os conceitos de “ céu e inferno” e “ salvação
da alma” supramencionados, para concluir que representam um desafio
à razão e ao bom senso.
____Afastando-se
da pureza dos ensinamentos exemplificados por Jesus,
fizeram dos ideais cristãos uma lei de temor e servidão, enquanto o
verdadeiro Cristianismo
proclama o amor
e a liberdade.
____Por
isso, com o progresso natural da ciência,
liberta dos grilhões eclesiásticos do passado na busca incessante da
verdade, o conseqüente desdém cético e o ateísmo contundente dos
intelectuais orgulhosos, ao longo do progresso humano cada vez mais
concorde com a razão e a lógica, com os conhecimentos humanos e os avanços
científicos.(Ver: Ciência
e Espírito )
____O
óbvio é que, com a evolução individual e coletiva da humanidade,
como efeito natural, todas as religiões e formas de crença em Deus hão
de convergir para esta realidade: a vida espiritual não
como algo irreal ou sobrenatural, mas, como algo real, atuante,
interagindo com o homem
e o Universo,
sob as leis naturais de causa_e_efeito,_ação_e_reação, com
a pluralidade_das_existências para a
incessante evolução humana, como apregoa o Espiritismo,evidenciando o Cristianismo como lei de amor e liberdade. ____Por outro lado, o ateísmo
como o materialismo não resiste a uma reflexão mais profunda e
consciente diante do perfeito equilíbrio_do_Universo, sob as leis imutáveis
da natureza, enquanto a própria ciência afirma que não há efeito sem
causa e, portanto, toda essa perfeição, como efeito inteligente, de tudo
que não seja criação do homem, revela uma inteligência suprema,
Divina.Basta a reflexão sem
ideias preconcebidas para desconsiderar o acaso preconizado por setores
do materialismo científico.
____O ser humano não é constituído
apenas de matéria
perecível. Existe algo interligado ao organismo, a que chamamos de alma,
espírito, ainda desconhecido da ciência oficial; de natureza etérea,
fluídica, quintessenciada
e imperecível, que sobrevive
ao organismo_físico e que obedece às leis
divinas de causa e efeito, ação e reação, para consecução da
perfectibilidade que lhe cabe, através da eternidade, pela gradativa
ascensão moral e espiritual, em perfeita interação com as leis da natureza. ____Há
de se considerar que a ideia de uma existência única e puramente
material, sem possibilidade de sobrevivência e continuidade pós-extinção
física, creio que nos levaria ao anarquismo absoluto, à desordem geral e
à barbárie, porquanto não haveria lógica em assistirmos inertes às
diferenças sociais reinantes que limitam ou impedem gozos
e causam sofrimento à maioria; em obedecermos às regras éticas e
sociais, independente das influências culturais; porque o impulso lógico
seria “gozar a vida” (sob a ótica exclusivamente material) a qualquer
custo e da melhor forma possível, mesmo em detrimento de outrem...
Entretanto, a nossa consciência nos impele sempre à reflexão, à busca
de algo que nos proporcione paz interior e que está acima dos aspectos
puramente materiais.
____Eis porque os gozos materiais não satisfazem, em sua plenitude, o
homem, por ser, em sua essência, um indivíduo
espiritual, e por isso a insatisfação, a incessante busca da verdade
que concilie e harmonize a mente, para seu equilíbrio e ascensão.
____A
ciência, através dos pesquisadores e estudiosos de todos os seus
setores, há de caminhar e avançar ainda mais célere com a compreensão
plena dos postulados Espíritas, concorde com a razão,ampliando
sobremaneira o conhecimento humano em seu próprio benefício, como princípio
inequívoco da nossa evolução a caminho da perfectibilidade eterna,
ainda que relativa, a que estamos destinados.
____Assim,
com estudo sério e objetivo, destituído de teorias ortodoxas e
materialistas preconcebidas, de preconceitos, mistificações e superstições;
alicerçado no bom senso e na reflexão; creio que há de se compreender
que a vida espiritual, pujante e atuante, em plena interação com o homem
e o Universo, constitui-se uma realidade, como apregoa o Espiritismo,
com base nos ensinamentos de Jesus e na própria vivência. Sobretudo com
os recursos da vasta obra espírita de que dispomos, como 3ª Revelação,
e na comprovação dos fatos e da fenomenologia_espiritual, observada e
amplamente difundida. O que nos aproxima da verdade e nos liberta da
obscuridade e das contradições, em harmonia com a ciência e a razão,
para nos propiciar, pela edificação da consciência, a real e verdadeira
felicidade: a paz de espírito, oriunda do conhecimento intrínseco e do
próprio equilíbrio, para construção da fraternidade universal.
____Enfim,
uma frase de Allan-Kardec, codificador do
Espiritismo, sintetiza o pensamento racional que norteia o ideal Espírita
e encoraja o estudo desta maravilhosa Doutrina: “Fé_inabalável só o é a que pode
encarar frente a frente a razão, em todas as épocas da Humanidade”.
(da sua obra “O Evangelho segundo o Espiritismo”).
____É com esta convicção que creio
no Espiritismo.
Devaldo
Teixeira de Araújo
devaldo@hotlink.com.br
____Os estudiosos do Espiritismo,
ainda sem convicção valorosa e séria
no terreno da fé,
precisam reconhecer que em trabalhos dessa ordem não basta o recurso de
um bom médium. O
medianeiro não fará milagres dentro da natureza. Faz-se mister que o
investigador, a par de uma curiosidade sadia, possua valores morais
imprescindíveis, como a sinceridade e o amor do bem, servindo a uma existência
reta e fértil de ações puras. [41a - página 225] - EMMANUEL - 1940
____"A convicção não se forma
senão com o tempo, por uma contínua observação
feita com um cuidado particular. Os fenômenos_espíritas diferem essencialmente
daqueles que se apresentam nas ciências exatas: eles
não se produzem à vontade. É preciso compreendê-los quando ocorrem.
É vendo-os muito e por longo tempo, que se descobre uma multidão
de provas que escapam ao primeiro olhar, sobretudo, quando não
se está familiarizado com as condições nas quais eles podem se produzir,
e ainda mais quando se leva um espírito de prevenção.
- Para
o observador assíduo e refletido, as provas
são bastante: para ele uma palavra, um fato
aparentemente insignificante, pode ser um sinal de luz, uma
confirmação.
- Para
o observador superficial e de passagem, para o simples
curioso, elas nada são.
____Eis porque eu não me presto para experiências sem resultado provável".
____"Não se pode fazer um curso de Espiritismo
experimental como se faz um curso de física ou de química, já
que não se é jamais senhor para produzir os fenômenos à vontade, e
que as inteligências que lhes são agentes, frustram
freqüentemente todas as nossas previsões. O que
vós poderíeis ver acidentalmente, não apresentando
nenhuma continuidade, nenhuma ligação necessária, seria pouco
inteligível para vós. Instruí-vos, primeiro, pela teoria; lede e
meditai os livros que tratam dessa ciência; ali
aprendereis seus princípios, encontrareis a
descrição de todos os fenômenos, compreendereis
sua possibilidade pela explicação que é dada, e pela narração
de uma multidão de fatos espontâneos, dos quais podeis ter sido
testemunhas sem o saber e que vos tornarão à memória. Vós vos edificareis
sobre todas as dificuldades que podem se apresentar e formareis,
assim, uma primeira convicção moral.
Então, quando se apresentarem as circunstâncias de
ver e de operar por vós mesmos, compreendereis,
qualquer que seja a ordem pela qual os fatos se apresentem,
porque nada vos será estranho." ____"Eis, senhor, o que aconselho a quem diz querer se instruir, e, pela
sua resposta,
é fácil de se ver se tem outra coisa além da curiosidade."
Allan
Kardec
[78
- Primeiro diálogo - O Crítico]
____Todo o mundo não pôde constatar os fatos, porque não se colocou nas
condições desejadas para os observar e, para isso,
não se armou da paciência e perseverança necessárias. Mas, ocorre
aqui como em todas as ciências: o que uns não fazem, outros o fazem:
todos os dias, aceita-se o resultado de cálculos astronômicos sem
os ter feito. Qualquer que ela seja, se achais uma filosofia boa, podereis
aceitá-la como aceitaríeis uma outra, reservando, porém, vossa
opinião sobre os caminhos e meios que a ela conduziram, ou, pelos
menos, não admitindo-a senão como hipótese até mais ampla
constatação.
____Os elementos de convicção
não são os mesmos para todo o mundo; o que
convence a alguns, não causa nenhuma impressão sobre outros: por
isso é preciso um pouco de tudo. Mas, é um erro crer-se que as experiências
físicas sejam o único meio de convencer. Vi pessoas que os fenômenos
mais notáveis não puderam sacudir e para as quais uma simples
resposta escrita triunfou. Quando se vê um fato que não se compreende,
quanto mais ele é extraordinário, mais parece suspeito, e o
pensamento nele procura sempre uma causa vulgar. Se o compreende,
mais facilmente é admitido porque tem uma razão de ser: o
maravilhoso e o sobrenatural desaparecem.
____Todos os dias sou visitado por pessoas que nada
viram e crêem tão firmemente como eu apenas pelo estudo que fizeram
da parte filosófica; para elas o fenômeno_das_manifestações é acessório e o
fundo é a doutrina, a ciência. Elas a vêem grande, tão racional,
que nela encontram tudo o que pode satisfazer suas aspirações íntimas,
sem o fato das manifestações, de onde concluem que, supondo-se
que as manifestações não existissem, a doutrina não seria menos
aquela que resolve melhor uma multidão de problemas reputados
insolúveis. Quantos não disseram que essas ideias tinham germinado
no seu cérebro, mas que elas aí estavam confusas! O Espiritismo
veio formulá-las, dar-lhes um corpo, e foi para eles como um rasgo
de luz. Isso explica o número de adeptos que apenas a leitura deO
Livro dos Espíritos fez. Acreditais que ela estaria assim se não
tivesse passado das mesas
girantes e falantes?
Allan
Kardec [78
- Elementos de convicção] |