____Na Índia no século VI
a.C., fundado pelo príncipe Sidartha Gautama (Pali Gautama) que abandona seu
palácio ao descobrir o sofrimento físico e espiritual de seu povo, abdica toda
a riqueza e glória de seu reino para partir em busca de uma solução para os
problemas do homem, torna-se um bramanista
e revoluciona todo o conceito desta religião criando o que mais tarde se
chamaria de Budismo, o termo vem de Buda,
que quer dizer " Iluminado".
____Seus
discípulos escreveram seus ensinos em uma obra conhecida por Tripitaca(Os
três Cestos). Cada Cesto forma um grupo de verdades direcionadas para
determinados fins. A segunda Cesta em especial é chamada de Dhammapada (Senda
da Virtude), nela estão contidos os sermões e provérbios do Buda. ____Sua doutrina consiste no ensinamento da superação do
sofrimento e
a conquista do Nirvana (um estado de consciência de plenitude divina) por meio
de disciplina mental (meditação) e de uma forma correta de vida. ____Essa doutrina
pregada por Buda (o Iluminado) se fixa em muitos pontos na
reencarnação e no
dogma do "carma" — a lei de causa e efeito— e está resumida no
que ele denominou de "Quatro Verdades e Oito Caminhos para a Libertação".
As Quatro Verdades são:
- a dor é universal
- O desejo (cobiça ou
egoísmo) é a causa da dor
- a dor cessa quando se sufoca (a segunda verdade)
o fogo do desejo
- O Caminho do Meio (um meio termo entre o acetismo,
a vida comum e a piedade para com todos os seres que sofrem) é a senda
libertadora que extingue todo sofrimento. Já o Caminho do
Meio divide-se em oito partes ou oito nobres caminhos:
- conhecimento perfeito
- a intenção perfeita
- a palavra perfeita
- a maneira de agir perfeita
- a maneira de viver perfeita
- a perfeita aspiração à salvação
- a memória perfeita
- a concentração perfeita. São milhares os
livros sagrados (Cânones budistas).
Consciência
espírita: www.consciesp.org.br
e CDEXPERT - Religião.com (Ano 1
nº 01) ____ Segundo o Budismo, está no desejo a causa do mal, da dor, da morte e do
renascimento.
____O fim elevado da vida é arrancar a alma aos turbilhões do
desejo, o que se consegue pela reflexão, austeridade, desprendimento
das coisas terrenas, sacrifício do "eu" e pela isenção do
cativeiro egoísta da personalidade. (Ver: Ego)
____Sendo a ignorância o mal soberano,
o principal meio para se melhorar a vida é adquirir-se o Conhecimento,
que compreende a ciência da natureza visível e invisível, o estudo do
homem e dos princípios das coisas. (Ver: Evangelho de Maria)
____A Ciência e o Amor são fatores
essenciais do Universo. Enquanto não adquire o Amor, o ser está
condenado a prosseguir na série das reencarnações terrestres.
Entretanto,
no Budismo, como em qualquer outra doutrina, os ritos, as fórmulas vãs,
as preces sonoras, substituíram o ensino moral e a prática das virtudes, abafando as altas aspirações do pensamento.
Trabalho
de João Gonçalves Filho (BUDA - 347)
O CONCILIO DE VAISALI, O GRANDE CISMA
____Apesar da extrema simplicidade e da estrutura metódica do dharma
budista, logo surgiram controvérsias em pontos problemáticos de doutrina e disciplina. As primeiras escolas ou correntes de pensa mento budista surgiram nos tempos do próprio Buda e alguns textos mostram discordâncias já surgidas entre o mestre e alguns discípulos.
____A rápida expansão, a ausência de cânones escritos e de um poder centralizador que desse continuidade à autoridade do Buda agravaram as imprecisões doutrinais: surgiram líderes e elites intelectuais com pontos de vista divergentes sobre certos temas.
____Apesar da rigidez do núcleo básico de suas regras, a primitiva ordem budista não se constituía numa igreja com poder centralizado e ortodoxia definida. No primeiro concílio budista, realizado em
Rajagrha, logo após a morte do Fundador, a ideia de sucessão patriarcal foi rejeitada. Segundo a tradição, o Mestre teria dito aos seus discípulos, momentos antes de morrer: "A doutrina que eu vos ensinei e impus deverá ser vosso guia quando eu não mais estiver".
____Transmitida apenas
oralmente, essa doutrina estava sujeita a desenvolver-se conforme as tradições locais e as interpretações dos líderes das vá rias comunidades. Conta-se que, ainda no concílio de Rajagrha, tentou-se redigir as palavras do Buda segundo o testemunho de seu discípulo amado, Ananda. Mas um outro monge, no mesmo concílio, afirmava serem diferentes os ensinamentos de que se recordava. Devido às divergências, as Escrituras só foram redigidas quatro séculos depois.
____A princípio, a regra monástica resumia-se numa confissão de fé
(pratimoksa) para proteger a independência espiritual de cada monge e proporcionar-lhe as melhores condições para alcançar sua meta interior de perfeição. Não visava a fortalecer uma
unida de monolítica de tipo eclesiástico. Mesmo depois que essa confissão de fé se desenvolveu no sentido de uma disciplina mais rica e pormenorizada (vinaya), os monges podiam ter opiniões próprias sobre os pontos problemáticos da doutrina. As controvérsias eram resolvidas pelo voto da maioria. Se houvesse divergências insolúveis, os dissidentes podiam deixar o mosteiro e formar sua comunidade. Dessa forma originaram-se várias escolas de pensamento.
____A autoridade interna que se estabeleceu após a morte do Buda nunca se formou como um sistema hierárquico ou de obediência monástica como o das ordens religiosas da Igreja
Cristã. A relativa ascendência de certas personalidades devia-se antes ao seu grau de perfeição e autodisciplina do que à autoridade baseada em posições ou ofícios hierárquicos, freqüentemente censurada como "própria de loucos".
RESUMO EXTRAIDO DA PUBLICAÇÃO DA ABRIL CULTURAL - "AS GRANDES RELIGIÕES "
As
diversas escolas budistas existentes podem ser agrupadas em três tradições
fundamentais. Ainda na Índia, desenvolveram-se diferentes correntes com
interpretações específicas dos ensinamentos de Buda. Desse budismo
primitivo, sobrevive até hoje a tradição Theravada. Simultaneamente, a
doutrina de Buda correu a Ásia e foi adaptada a diferentes culturas. O
resultado é a diversidade.
Os diferentes veículos: |
Theravada (Hinyana) |
Mahayana |
Vajrayana |
Início |
Séc. IV a.C. |
Séc. I a.C. |
Séc. VII d.C. |
Região de
consolidação |
____Sul da
Ásia (Sri Lanka,
Tailândia, Mianmar, Laos, Camboja) |
Norte da
Ásia (China, Coréia,
Japão) |
Tibete |
Filosofia |
A figura do " veículo pequeno" resume o
espírito da tradição Theravada, também chamada de Hinayana. Cada um é
responsável por guiar o próprio barco. Sozinho, o praticante busca a auto-iluminação por meio da meditação e de uma conduta condizente com
a doutrina de Buda. |
A tradição Mahayana pode ser simbolizada pela figura
do " veículo grande". O fiel não apenas busca a própria
iluminação como pode contribuir para que todos a sua volta evoluam
espiritualmente. O bodhisattva (ser iluminado) é o timoneiro em um barco
com muitos passageiros. |
Os primeiros missionários a visitar o Tibete tiveram de
incorporar algumas práticas xamânicas
da população nativa. A tradição Vajrayana, ou " veículo de
diamante", combina a ética Mahayana com doutrinas esotéricas do Tantrismo. |
Grupos no Brasil |
Cerca de 5 |
Cerca de 85 |
Cerca de 45 |
Membros no Brasil |
Menos de 1 mil |
Cerca de 220 mil |
Cerca de 3 mil |
Alguns
líderes no Brasil |
Pushwelle
Vipasse |
Monja
Sinceridade e Monja
Coen |
Lama
Michel e Segyu Rinpoche |
Revista
ISTOÉ / 1774 - 1º/10/2003 - página 52
Consultoria: Prof.Frank
Usarski, programa de pós-graduação em ciências de religião da PUC de São
Paulo.
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