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de novembro de 1908 - Zélio de Moraes, então com dezessete anos, mediunizado com uma
entidade que deu o nome de Caboclo das Sete Encruzilhadas, funda, em
Neves, subúrbio de Niterói, o_primeiro_terreiro_de_Umbanda. Usa pelo primeira vez o vocábulo
UMBANDA, e
define o movimento religioso como: "Uma manifestação do espírito
para a caridade". ____Novembro
de 1918 O
Caboclo das Sete Encruzilhadas dá início à fundação de sete
Tendas de Umbanda. Todas as Tendas foram fundadas no Rio de Janeiro. - Ano
de 1920 - A Umbanda espalha-se pelos Estados de São Paulo, Pará e Minas Gerais.
Em 1926 chega ao Rio Grande do Sul e em 1932 em Porto Alegre.
- O
advento do Caboclo Mirim -Em
1924, manifestou-se no Rio de Janeiro, em um jovem médium,
Benjamim Figueiredo, uma entidade, Caboclo Mirim, que vinha com a
finalidade de criar um novo núcleo de crescimento para a Umbanda.
Assim, toda a família do médium foi chamada a participar.
Eram ao todo 12 pessoas que deram início ao que foi chamada a
Seara de Mirim.Após 18 anos, em 1942, foi fundada a Tenda Mirim, à rua
Sotero dos Reis, 101, Praça da Bandeira; mudou - se, posteriormente,
para a rua São Pedro e depois para a Rua Ceará, hoje Avenida
Marechal Rondon, 597.Também desta Tenda saíram vários médiuns que se
responsabilizaram pela criação de Tendas de Umbanda ao longo de todo território nacional. A primeira casa dela
descendente foi criada, em 30/06/51, como filial, em Queimados, Nova
Iguaçu, à rua Alegre, s/n.Depois desta, novas casas foram abertas em Austin, Realengo, Colégio, Jacarepaguá, Itaboraí e Petrópolis. A
primeira casa, descendente do Caboclo Mirim, aberta fora do Rio de
Janeiro foi a de Assaí, no Paraná.Até 1970, já tinham sido abertas 32 casas.
____Ano
de 1939 - Os
Templos fundados pelo Caboclo das Sete encruzilhadas reuniram-se,
criando a federação Espírita de Umbanda do Brasil, posteriormente
denominada União Espiritualista de Umbanda do Brasil, incorporando
dezenas de outros terreiros fundados por inspiração de
"entidades" de Umbanda que trabalhavam ativamente no astral
sob a orientação do fundador da Umbanda. ____Outubro
de 1941 - Reúne-se
o Primeiro Congresso de Espiritismo de Umbanda. Outros Congressos
havido posteriormente retiraram acertadamente o nome espiritismo que, de fato, pertence aos espíritas brasileiros, os quais seguem a
respeitável doutrina codificada por Alan
Kardec. Em suma, - O
espírita pratica o espiritismo;
- na
Umbanda pratica-se o Umbandismo.
| ____Neste Congresso foi apresentada tese pela Tenda S. Jerônimo, propondo
a descriminalização da prática dos rituais de Umbanda.O autor, Dr. Jayme Madruga, a par de um minucioso estudo de
todas as constituições já colocadas em vigência no Brasil, busca
também em projetos como o da Constituição Farroupilha e nos códigos
penais até então vigentes e no que haveria de vigorar após 01 de
janeiro de 1942, os argumentos mostrando que o caminho da Umbanda começava
a ser aberto e que caberia aos Umbandistas buscar acelerar o processo
com declarações e resoluções partindo daquele congresso, em prol
da descriminalização da prática da Umbanda. Em 1944, vários
umbandistas ilustres, entre eles vários militares, políticos,
intelectuais e jornalistas, apresentam ao então Presidente Getúlio Vargas um documento intitulado
"O Culto da Umbanda em Face da Lei" e consegue daquela
autoridade a descriminalização da Umbanda. Este fato, que foi
extremamente positivo, trouxe como subproduto uma perda de identidade
muito grande Por parte de nossa religião, uma vez que todos
terreiros, das mais variadas seitas, incluíram em seus nomes a
palavra Umbanda como forma de fugir à repressão policial.Como nossa religião, nessa época, não tinha um rito
claramente definido e nem a formação de sacerdotes, o que gera uma
hierarquia, a Umbanda ficou à mercê dessa deturpação; outro fato
que fortaleceu essa descaracterização foi que, sendo um período de
crescimento, não se buscava a qualidade dos Terreiros que se filiavam
à Federação, ou à União que lhe sucedeu, e, finalmente, ao CONDU. ____Foi
criado em 12 de setembro de 1971, na cidade do Rio de Janeiro, o
Conselho Nacional Deliberativo de Umbanda
- CONDU, que congrega as Federações
de Umbanda existentes ao longo do
país, atualmente,
contando com mais
de 46 Federações, de norte a sul do país, reunindo representantes
de mais de 40.000 Terreiros de Umbanda.
" ____Em
1972, em mensagem psicografada por Omolubá, enviada pelo poeta Ângelo
de Lys, confirma-se a origem da Umbanda
no Brasil, através do médium
Zélio de Moraes. ____Em
1977, o CONDU reconhece, publicamente, como verdadeira a
origem da Umbanda no Brasil.
____Novembro
de 1978 - Surge o
livro "Fundamentos de Umbanda, Revelação Religiosa",
de Israel Cisneiros e Omolubá, que vem colocar nos seus devidos
lugares a questão da origem da Umbanda. - portador de
mensagens do astral, trazendo, por fim, após 70 anos de existência
da Umbanda, as bases teológicas e norteadoras da doutrina umbandista,
com fundamentos integrais da nova religião e sua verdadeira origem. O
livro expõe a estrutura básica do movimento religioso, no sentido de
elevar a Umbandaà justa posição de RELIGIÃO eminentemente brasileira.
____Neste momento, que podemos definir como sendo o início desse novo período;
assume-se a Umbanda como
religião brasileira e através desse livro começa o primeiro
movimento consistente para dar a ela uma base teológica.Após este primeiro livro, seguir-se-ão outros, de Omolubá,
em especial os "Cadernos de Umbanda",
que incontestavelmente dão continuidade ao movimento de consolidação do ritual de Umbanda e,
mais ainda, a criação de uma hierarquia, baseada na formação
sacerdotal, fundamental para a manutenção das bases ritualísticas e
conceituais apresentadas na primeira obra: Fundamentos de Umbanda.
____Decorridos setenta anos de existência da Umbanda no Brasil, compreendidos
entre 1908 / 1978, passou este curto espaço de tempo, porém
significativo, a ser conhecido entre os estudiosos da causa como Período
- Propagação da única e genuína força de credo, nascido neste século,
em terras brasileiras. ____Certamente que Zélio de Moraes, famoso médiumjá desencarnado, não iria supor que passadas menos de seis décadas,
aquela crença, nascida no modesto bairro de Neves, fosse classificada,
entre as religiões existentes, como a segunda do país, comportando mais
de vinte milhões de seguidores, num crescendo espantoso de fiéis, apesar
das perseguições policiais a que foi submetida, das intrigas da religião
majoritária, além do completo descaso de todos os governos até a data
atual, mesmo tratando-se de uma preferência natural, espontânea, de mais
de um sexto da população. Hoje, o movimento mágico e religioso da Umbanda estende-se por todo o Brasil, professado como pobreza e humildade,
sem proselitismo,
sem explorações na magra bolsa do povo, sem dízimo compulsórios, mistérios mistificantes e regular envio a
"royalties da fé" para o exterior. ____Embora a Umbanda se apresente, muitas vezes, uma tanto desfigurada, com
nuanças religiosas, reconhecemos que isso decorre desse período-propagação,
no afã de conquistar almas, ainda que respeitando ambientes regionais. E
nunca deixou, através das verdadeiras guias, de oferecer amparo prático,
ajuda, orientação e, sobretudo, de inspirar o desejo de reascendimento
dos corações que dela se socorrem, apontando sempre a eterna chama da esperançade dias melhores, calcados, naturalmente, na ação correta de
cada instante, na cordura, no companheirismo e na fraternidade. ____Os mentores da Umbanda, sediados na Aruanda (cidade localizada no plano
astral), já determinaram sabiamente o procedimento normativo, religioso
para os setenta anos vindouros, 1979/2049, como sendo o período de Afirmação
Doutrinária. Obviamente, a doutrina de Umbanda ficará como ponto
essencial para a estabilidade e perpetuação desse movimento, na forma
digna, ensejada pelo estudo constante, a par do esforço sincero de cada
devoto, no sentido de conduzir a Umbanda, no plano físico, a um merecido
status de religião organizada, a serviço da comunidade religiosa
nacional. ____No imenso campo místico da nossa Terra, onde proliferam, abundantemente,
conceituações religiosas diversas, algumas das quais exóticas, cheias
de superstições, interpretações confusas e duvidosas, mercantilismo,
fanatismo, mistificações, "curas divinas" e desonesto
profissionalismo pastoral, a Umbanda, sobranceira, erguerá seu edifício
religioso, tendo como obreiros da primeira e da undécima hora, devotos
excepcionais, médiuns sinceros, babalorixás e ialorixás honestos que, há
muito, já assumiram posição na hierarquia de responsabilidade e
trabalho, cônscios de que a quantidade será relegada a segundo plano, em
proveito da qualidade, e convictos de que, em matéria doutrinária, não
pode nem deve haver transigências oportunistas, confirmando-se, desse
modo, que " Umbanda é coisa séria para gente séria". ____Umbanda, sendo a única religião criada no
Brasil, não pode ser
dividida. Quem tiver esta pretensão cairá no ridículo. A nossa religião
deve ser tratada com todo carinho, amor, serenidade e estudo, sobretudo
com a renovação de caráter dos que a professam para que a mesma possa
espelhar a grandeza de sua doutrina. A Umbanda se sente desmerecida com o
tratamento que lhe dispensam boa parte de terreiros onde se vê:
mais
animismo do que mediunísmo; mais interesses cúpidos do que magias; mais
deslealdades do que autenticidades; mais
personalismo do que espiritismo.
____O sacrifício de animais (oferenda de sangue) nunca foi, não é e nem será
ritual de Umbanda. ____Portanto, podemos
afirmar que a Umbanda é produto da evolução_espiritual ou religiosa.
Suas origens estão contidas nas filosofias orientais, fonte inicial de
todos os cultos do mundo civilizado, que implantada em nossa terra,
reuniu-se as práticas dos conceitos e crenças do índio, branco e negro. ____Cavalcante Bandeira reporta-se aos mestres do idioma africano, citando o
vocábulo umbanda como: ____"Arte de curar", ____"Magia", ____"Faculdade de curar por meio da medicina natural ou
sobrenatural" ____Ou ainda "Os sortilégios que, segundo se
presume, estabelecem e determinam a ligação entre os espíritos e o
mundo físico".
____O vocábulo " Umbanda" só pode ser
identificado dentro das qualificadas línguas mortas. Todavia, entre os
angolenses existe o termo " Quimbanda", que significa
"sacerdote, invocador de espíritos", firmado no radical mbanda , conservado através de milênios, legado de tradição
oral da raça africana, o qual é uma corruptela do original u-banda ou
aum-bandhã. ____"Toda essa complexa Mistura, que o leigo chama de macumba, baixo
espiritismo, magia negra, envolvendo práticas fetichistas e
barulhentas... era a situação existente, quando surgiu um vigoroso
movimento de luz, ordenado pelo astral superior, feito pelos espíritos
que se apresentavam como Caboclos, Pretos Velhos e Crianças. Surgiram práticas
as mais confusas e desordenadas, envolvendo oferendas com sacrifício de
animais, sangue, etc., e por isso tudo fez-se imprescindível um novo
movimento dentro desses cultos ou de sua massa de adeptos, feito pelos espíritos
carminantes afins a essa massa e pelos que, dentro de afinidades mais
elevadas, se aplicam no amor e na
renúncia em prol da
evolução_de_seus_semelhantes, o qual foi lançado através da mediunidade de uns e outros
pelos Caboclos e Pretos Velhos, com o nome de Umbanda. O termo umbanda que
eles implantaram no meio para servir de bandeira a essa poderosa corrente
(ensinaram que) é um termo litúrgico, sagrado, vibrado, que significa,
num sentido mais profundo, o conjunto das leis de Deus". ____A Umbanda é um "movimento mágico religioso", genuinamente
brasileiro, e a sua finalidade primordial como religião é a de despertar
anseios de espiritualidade na criatura humana. Para que esse despertamento
se faça, torna-se necessário um permanente estado de religiosidade, onde
toda vivência é baseada na compreensão e plena sensibilidade (não
sentimentalismo), para com tudo e todos que nos cercam e compõem a
humanidade. ____A Umbanda é uma doutrina espiritualista como o
Espiritismo, o Catolicismo, o Esoterismo, etc... o que não impede de haver entre elas
diferenças essenciais que lhe dão características próprias. É
resultante natural da fusão espiritual das raças branca, índia e negra. ____Sua lei principal é resumida numa só palavra: CARIDADE - no sentido do
amor fraterno em benefício dos seus irmãos encarnados, qualquer que
fosse a cor, a raça, o credo e a condição social, não podendo haver
ambicioso, vaidoso, mistificadores, pois estes, mais cedo ou mais tarde, são
afastados da Umbanda pelos espíritos de luz. BIBLIOGRAFIA: | ESTUDO
DA UMBANDA 1, 2, 3 E 4 DO CENTRO ESPÍRITA VOVÓ JOANA DA BAHIA.RUA 126 Nº
148 - JARDIM DA PAZ - MAUÁ - RIO DE JANEIRO | | UMBANDA
- RELIGIÃO DO BRASIL- EDITORA OBELISCO
| | A
UMBANDA BRASILEIRA - JOSÉ FONSECA
| | O
CULTO DE |UMBANDA EM FACE DA LEI- VÁRIOS UMBANDISTAS -RIO DE
JANEIRO/1944
| | SELEÇÕES
DE UMBANDA - BABALORIXÁ
OMOLUBÁ
| | UMBANDA
- SUA CODIFICAÇÃO EDYR ROSA GUIMARÃES ALMIR
S. M. DE LIMA | | MAGIA
DE UMBANDA BABALORIXÁ
OMULUBÁ
| | CADERNOS
DE UMBANDA Nº 3 - BABALORIXÁ OMULUBÁ
| | GRAVAÇÕES
FEITAS PELA VOZ DE ZÉLIO DE MORAES. E POSTERIORMENTE POR SUAS FILHAS
ZÉLIA E ZILMÉIA. | Todos
os documentos que comprovam a verdade destes fatos estão arquivados na
CASA BRANCA DE OXALÁ TEMPLO UMBANDISTA - Rua Barbacena 35 - Lagoa Santa -
Minas Gerais CEP 33400-000
Dirigentes: Solano
de Oxalá e Maria de Omolú
Email:
vianasolano@uol.com.br |
____Em 1935 estavam fundados os sete templos idealizados pelo caboclo das
Sete Encruzilhadas, coroando de êxito o que nos parece ter sido um dos
movimentos, entre outros semelhantes e não registrados, mais importantes da
criação da Umbanda no Brasil.
____Zélio desencarnou em outubro de
1975, aos 84 anos de idade. De seu trabalho resultou a Umbanda de hoje, que
abrange cerca de 30 milhões de adeptos, segundo estimativas apresentadas no 2º
Festival Mundial de Artes Negras, realizado em Lagos, na Nigéria, pelo
professor René Ribeiro, da Universidade Federal de Pernambuco, que demonstrou
que a Umbanda era a religião que mais crescia no Brasil. O professor Ribeiro
baseou-se em dados do IBGE. http://www.obara6a.ubbi.com.br/pagina2.html
Link desativado
- EXPANSÃO DA UMBANDA NO ESTADO DE SÃO PAULO:
http://www.umbanda.byhost.com.br/boletim14.htm -Link desativado
- ESTUDANDO A UMBANDA: http://geocities.yahoo.com.br/nitrixbr/historia.htm -Link desativado
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