A causa do movimento é o noüs.

Para Anaxágoras provavelmente, o noüs é uma matéria mais sutil que as demais, mas não espiritual; a noção de espírito é alheia ao pensamento daquela época.

No noüs não se encontram as outras coisas; mas algumas delas - as animadas - têm noüs.

Este, portanto, carece de mescla.

Anaxágoras alcançou essa doutrina do noüs por meio de considerações astronômicas; é o princípio que rege o universo, e aparece vinculado à origem do monoteísmo grego (*).

A doutrina de Anaxágoras teve um alcance e uma dignidade que foram além do que seus próprios desenvolvimentos propunham.

Platão e Aristóteles valorizavam muito a teoria do noüs e criticavam Anaxágoras por ter feito um uso muito restrito dela, quase que só para explicar o movimento, sendo que noüs prometia ser a explicação da origem do mundo.

O noüs anaxagórico, separado da matéria ou pelo menos no limite dela, é, contudo, como que uma inteligência impessoal que, no entanto, ordena os movimentos cósmicos.

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(*) Cf. W. Dilthev: Introducción a las ciencias del espiritu (trad. de J. Marias. Revista de ccidente), pp. 171-81.

[125 - página 36]

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