____A obsessão
apresenta três graus principais bem caracterizados:
- Obsessão_simples - O médium
tem perfeita consciência de que não obtém nada de
bom e não se ilude sobre a natureza do
Espírito que se obstina em se manifestar por ele e do
qual tem o desejo de se desembaraçar. Esse caso não oferece nenhuma
gravidade: não é senão um simples desgosto, e o médium a ele
cede por deixar momentaneamente de escrever. O Espírito, cansando-se
de não ser escutado, acaba por se retirar.
- Fascinação
- É muito mais grave, no sentido de que o médiumse
ilude completamente. O Espírito que o domina ganha sua confiança
ao ponto de paralisar seu próprio julgamento na
análise das comunicações e lhe faz achar
sublimes as coisas mais absurdas. O caráter
distintivo desse gênero de obsessão é:
- de
provocar nos médiuns uma excessiva
suscetibilidade;
- de
levá-lo a não achar bom, justo e
verdadeiro senão o que ele escreve, a repelir e mesmo tomar
pelo lado mau todo conselho e toda
observação crítica;
- a
romper com seus amigos antes de convir
que está enganado;
- a
ter inveja de outros médiuns, cujas
comunicações são julgadas melhores que as suas;
- a
querer se impor nas reuniões espíritas, das
quais se afasta quando não pode aí
dominar.
- Chega,
enfim, a sofrer uma tal dominação, que o Espírito
pode compeli-lo aos meios mais ridículos e os mais comprometedores.
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- Subjugação
Designada outrora sob o nome de possessão,
é um constrangimento físico sempre exercido por Espíritos da
pior espécie e que pode ir até à neutralização do livre_arbítrio. Ela se limita,
freqüentemente, a simples impressões desagradáveis, mas provoca,
algumas vezes, movimentos desordenados, atos insensatos, crises,
palavras incoerentes ou injuriosas, as quais aquele que dela é
objeto compreende por vezes todo o ridículo, mas da
qual não pode se defender. Esse estado difere
essencialmente da loucura_patológica, com a
qual se confunde erradamente, porque não há nenhuma lesão orgânica;
a causa sendo diferente, os meios curativos devem ser outros. Aplicando-lhe
o procedimento ordinário das duchas e dos tratamentos corporais,
chega-se, muitas vezes, a determinar uma verdadeira loucura, aí
onde não havia senão uma causa moral.
- Na loucura propriamente dita, a causa do mal é
interior; é preciso procurar
restabelecer o organismo ao estado normal.
- Na subjugação, a causa do mal é
exterior e é preciso desembaraçar o doente de um inimigo
invisível opondo-lhe, não remédios, mas uma força moral
superior à sua.
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____A experiência prova que, em semelhante caso, os exorcismos
não produziram jamais nenhum resultado satisfatório, e que antes
agravaram do que melhoraram a situação. Só o Espiritismo,
indicando a verdadeira causa do mal, pode dar os meios
de combatê-lo. É preciso, de certa forma,
educar moralmente o Espírito_obsessor; por conselhos
sabiamente dirigidos, chega-se a torná-lo melhor e a fazê-lo renunciar
voluntariamente ao tormento do doente, e então este está livre
(O Livro dos Médiuns, nº 279 - Revista Espírita,
fevereiro, março e junho de 1864. A jovem
obsedada de Marmande).
____A subjugação
obsessiva, o mais ordinariamente, é individual; mas, quando
uma falange de Espíritos maus se abate sobre uma população, ela
pode ter um caráter epidêmico. Foi um fenômeno desse gênero que
ocorreu ao tempo do Cristo; só uma poderosa
superioridade moral podia domar esses seres
malfazejos, designados então sob o nome de demônios,
e devolver a calma às suas vítimas. (1) (1) Uma epidemia
semelhante castigou por vários anos uma aldeia da Haute-Savoie.
(Ver: a Revista Espírita, abril e dezembro de 1862; janeiro,
fevereiro, abril e maio de 1863: Os possessos de
Morzines.)
____Um fato importante a considerar é que a obsessão, qualquer que
seja sua natureza, é independente da mediunidade,
e é encontrada em todos os graus, principalmente
a última, em uma multidão de indivíduos que
jamais ouviram falar de Espiritismo.
Com efeito, os Espíritos tendo existido de todos os
tempos, deveram, de todos os tempos, exercer a mesma
influência; a mediunidade não é uma causa, mas apenas um modo
de manifestação dessa influência; de onde se pode dizer, com certeza,
que todo médium obsedado deve suportar de uma maneira qualquer,
e, freqüentemente, nos mais vulgares atos da vida, os efeitos dessa
influência; que sem a mediunidade ela se traduziria por outros efeitos,
atribuídos muitas vezes a essas moléstias misteriosas que escapam
a todas as investigações da medicina.
- Pela
mediunidade, o ser malfazejo traiu sua
presença;
- sem
a mediunidade era um inimigo oculto do qual não
se desconfiava.
Allan
Kardec [78
- Escolho dos médiuns]

- AUTO-OBSESSÃO
- (Ver: Caso
de auto-obsessão)
____Neste caso o Ser é responsável por todos os
sinais e sintomas que apresenta, considerando ser ele o mentor intelectual
de todos os seus equívocos, passados e presentes. Assim sendo, em dado
momento da vida, começa a tomar consciência dos fatos e a partir daí
exercita-se em culpas, que geram cobranças. Então teremos os conflitos
interiores, com os pensamentos_fixado em alguma coisa, tanto em vigília
como em desdobramento. Após a instalação do quadro, caminha com
desinteresse total pela vida, isola-se e apresenta baixas vibrações em seu
campo eletromagnético, permitindo a partir deste momento a afinização com
irmãos em grandes desequilíbrios, grandes cobradores, evoluindo assim com
graves quadros específicos que se enquadram nas doenças nervosas e
mentais.Indoval
Moreli Heiderick
clotildes@escelsa.com.br
http://www.espirito.org.br/portal/artigos/diversos/obsessao/refletindo-sobre.html
(Link desativado)  ____Muita gente procura o Espiritismo,
queixando-se de perseguições_do_Invisível. Os que reclamam contra essas perturbações não
estão abandonados de seus guias espirituais.A proteção da Providência Divina estende-se a todas as criaturas. ____A perseguição de entidades sofredoras e perturbadas justifica-se no quadro
das provações redentoras, mas, os que reclamam contra o assédio das forças
inferiores dos planos adstritos ao orbe terrestre, devem consultar o próprio
coração antes de formularem as suas queixas, de modo a observar se o
Espírito perturbador não está neles mesmos.
____Há obsessores terríveis do homem, denominados:
- “ orgulho”,
- “ vaidade”,
- “preguiça”,
- “avareza”,
- “ignorância”
- Ou
“ma-vontade”, e convém examinar se não se é vitima dessas
energias perversoras que, muitas vezes, habitam o coração da
criatura, enceguecendo-a para a compreensão da luz de Deus.
Contra esses elementos destruidores faz-se preciso um novo gênero
de preces, que se constitui de:
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[41a - página 212] EMMANUEL - 1940
- HETERO-OBSESSÃO
____É um quadro que se caracteriza pela influência
de espíritos encarnados ou desencarnados junto a outros seres que também
podem estar em condições iguais. Este processo pode ser ativo ou
passivo,
com ação direta no corpo físico ou mental e sua intensidade pode variar
de leve, moderada a grave, dependendo o merecimento do Ser envolvido.
Podemos classificá-la em quatro situações:
-
- Obsessão entre os encarnados – muito comum, principalmente
nos relacionamentos entre os membros da família, considerando que o
lar
é o ambiente propício a reajustes e resgates. Teremos então esposas
dominadoras, mães neuróticas, maridos desajustados e incompreensíveis,
filhos rebeldes, etc., criando assim um meio de ódios, raivas, violências,
ciúmes, invejas, com grandes desequilíbrios em que os seres se
bombardeiam mutuamente pelos pensamentos.
- Obsessão de encarnados para com os desencarnados – é um
processo muito mais frequente que se possa imaginar. Os espíritos
desencarnados partem para a Pátria Espiritual e deixam aqui seus entes
queridos, os amigos com os quais estavam envolvidos por vícios ou
paixões
e outras afinidades. Neste novo plano desejam fazer mudanças de
comportamento e de condutas, traçando novos rumos; todavia, por vezes,
sentem-se “chamados”, atraídos por pensamentos, palavras e atos dos
encarnados e muitas das vezes ficam imantados ao seu campo eletromagnético.
(Ver: Espíritos
vampirizados)
- Obsessão de desencarnados para com os encarnados – é a
interferência de espíritos desencarnados junto aos encarnados, em função
de ligações afetivas, paixões, ódios, vinganças, etc.,
trazendo-lhes grandes desarmonias, tanto a nível do corpo físico como
mental, promovendo junto ao Ser, uma série de sinais e sintomas, com
doenças específicas.
- Obsessão de desencarnados para com os desencarnados – este
tipo de obsessão ocorre em condições idênticas aos outros. No mundo
espiritual os seres se ligam em função das afinidades, desejos e paixões,
e a partir daí temos um grande número de espíritos que são dominados
e escravizados por outros espíritos. (Ver: Ovóides)
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http://www.espirito.org.br/portal/artigos/diversos/obsessao/refletindo-sobre.html
(Link desativados)
Indoval
Moreli Heiderick
clotildes@escelsa.com.br
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