PROVAÇÕES
COLETIVAS NA FRANÇA
____Cumpre-nos
assinalar as dolorosas provas da França,
depois dos seus excessos na Revolução e
nas campanhas napoleônicas. Depois das revoluções
de 1830 e 1848, mediante as quais se efetuam penosos resgates
por parte dos indivíduos e das coletividades, surge a guerra franco-prussiana
de 1870. A grande nação latina, por causas somente conhecidas
no plano espiritual, é esmagada e vencida pela orgulhosa Alemanha
de Bismarck, que, por sua vez, embriagada e cega no triunfo, ia fazer
jus às dores amargas de 1914 -1918. ____Paris,
que assistira com certa indiferença às dores dos condenados do
Terror, comparecendo aos espetáculos tenebrosos do cadafalso e aplaudindo
os opressores, sofre miséria e fome em
1870, antes de cair em poder dos impiedosos inimigos, em 28 de janeiro
de 1871. As imposições políticas do imperador Guilherme, em Versalhes,
e as amarguras coletivas do povo francês nos dias da derrota, significam
o resgate dos desvios da grande nação latina. [52 - página 200] PROVAÇÕES
DA IGREJA
____Aproximando-se
o ano de 1870, que assinalaria a falência da Igreja
com a declaração da infalibilidade papal, o Catolicismo
experimenta provações
amargas e dolorosas. Exaustos de suas
imposições, todos os povos cultos da Europa não enxergaram
nas suas instituições senão escolas religiosas, limitando-se-lhes as
finalidades educativas e controlando-se-lhes o mecanismo de atividades. ____Compreendendo
que o Cristo não tratara de açambarcar nenhum território
do Globo, os italianos, naturalmente, reclamaram os seus direitos no
capítulo das reivindicações, procurando organizar a unidade da Itália sem a tutela do Vaticano. Desde 1859,
estabelecera-se a luta, que foi por muito
tempo prolongada em vista da decisão da França, que manteve todo um
exército em Roma para garantia do pontífice da Igreja. Mas a situação de 1870 obrigara o povo francês a reclamar a
presença dos guardas do Vaticano,
triunfando as ideias de Cavour e privando-se o papa de todos os poderes
temporais, restringindo-se a sua posse material. ____Começa,
com Pio IX, a grande lição da Igreja. O
período das grandes transformações estava iniciado, e ela, que sempre
ditara ordens aos príncipes do mundo, na
sua sede de domínio, iria tornar-se instrumento
de opressão nas mãos dos poderosos. ____Observava-se
um fenômeno interessante. A Igreja, que nunca se lembrara
de dar um título real à figura do Cristo, assim que viu desmoronarem-se
os tronos do absolutismo com as vitórias da República e
do Direito, construiu a imagem do Cristo-Rei para o cume dos seus altares. [52 - página 201]
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