
- Céu,
julgas que seja um lugar, como os campos Elíseos dos antigos, onde todos os bons_Espíritos estão promiscuamente aglomerados, sem outra preocupação
que a de gozar, pela eternidade toda, de uma felicidade passiva?
- Não; é o espaço universal; são os planetas, as estrelas e todos os mundos_superiores,onde
os Espíritos gozam plenamente de suas faculdades, sem as tribulações da vida
material, nem as angústias peculiares à inferioridade.
[9a - página 474 questão 1016]
 Alguns
Espíritos disseram estar habitando o quarto, o quinto céus, etc. Perguntando-lhes que céu habitam, é que formais ideia de muitos céus dispostos como os andares de uma casa. Eles, então, respondem de acordo
com a vossa linguagem. Mas, por estas palavras - quarto e quinto céus
- exprimem diferentes graus de purificação e, por conseguinte, de
felicidade. é exatamente como quando se pergunta a um Espírito se está
no inferno. Se for
desgraçado, dirá - sim, porque, para ele, inferno é sinônimo de sofrimento.
Sabe, porém, muito bem que não é uma fornalha. Um pagão diria estar no Tártaro. ____O
mesmo ocorre com outras expressões análogas, tais como: cidade das flores,
cidade dos eleitos, primeira, segunda ou terceira esfera, etc., que apenas são
alegorias usadas por alguns Espíritos, quer como figuras, quer, algumas vezes,
por ignorância da realidade das coisas, e até das mais simples noções
científicas. De
acordo com a ideia restrita que se fazia outrora dos lugares das penas e das
recompensas e, sobretudo, de acordo com a opinião de que a Terra era o centro
do Universo, de que o firmamento formava uma abóbada e que havia uma região
das estrelas, o céu era situado no alto e o inferno em baixo. Daí as
expressões: subir ao céu, estar no mais alto dos céus, ser precipitado nos
infernos. Hoje, que a Ciência demonstrou ser a Terra apenas, entre tantos
milhões de outros, uns dos menores mundos, sem importância especial; que
traçou a história da sua formação e lhe descreveu a constituição; que
provou ser infinito o espaço, não haver alto nem baixo no Universo,
teve-se que renunciar a situar o céu acima das nuvens e o inferno nos lugares
inferiores. Quanto ao purgatório,
nenhum lugar lhe fora designado. Estava reservado ao Espiritismo dar de tudo isso a explicação mais racional, mais grandiosa e, ao mesmo tempo,
mais consoladora para a humanidade. ____Pode-se
assim dizer que trazemos em nós mesmos o nosso inferno e o nosso paraíso.
O purgatório, achamo-lo na encarnação, nas vidas corporais ou físicas. [9a - página 474 questão 1017]
 ____Jesus disse: Meu reino não é deste mundo. O Cristo falava em sentido figurado.
Queria dizer que o seu reinado se exerce unicamente sobre os corações puros e
desinteressados. Ele está onde quer que domine o amor do bem. ávidos,
porém, das coisas deste mundo e apegados aos bens da Terra, os homens com ele
não estão. [9a - página 475 questão 1018] O bem reinará na Terra quando, entre os Espíritos que a vêm habitar, os bons predominarem, porque,
então, farão que aí reinem o amor e a justiça, fonte do bem e da felicidade.
Por meio do progresso_moral e praticando as leis_de_Deus é que o homem atrairá
para a Terra os bons Espíritos e dela afastará os maus. Estes, porém, não a
deixarão, senão quando daí estejam banidos o orgulho e o egoísmo. ____Predita
foi a transformação da Humanidade e vos avizinhais do momento em que se dará,
momento cuja chegada apressam todos os homens que auxiliam o progresso. Essa
transformação se verificará por meio da encarnação de Espíritos melhores,
que constituirão na Terra uma geração nova. Então, os Espíritos dos maus,
que a morte vai ceifando dia a dia, e todos os que tentem deter a marcha das
coisas serão daí excluídos, pois que viriam a estar deslocados entre os
homens de bem, cuja felicidade perturbariam. Irão para mundos_novos, menos
adiantados, desempenhar missões penosas, trabalhando pelo seu próprio
adiantamento, ao mesmo tempo que trabalharão pelo de seus irmãos mais
atrasados.
____Neste
banimento de Espíritos da Terra transformada, não percebeis a sublime alegoria
do Paraíso perdido e, na vinda do homem
para a Terra em semelhantes condições, trazendo em si o gérmen de suas paixões e os vestígios da sua inferioridade primitiva, não descobris a não
menos sublime alegoria do pecado original? Considerado deste ponto de vista, o pecado original se prende à natureza ainda imperfeita do homem que, assim, só
é responsável por si mesmo, pelas suas próprias faltas e não pelas de seus
pais.
(Ver: Pecado e pecado original também em: Caracteres da Revelação Espírita)
Todos
vós, homens de fé e de boa-vontade, trabalhai, portanto, com ânimo e zelo na
grande obra da regeneração, que colhereis pelo cêntuplo o grão que houverdes
semeado.
SÃO
LUÍS
[9a -página 475 questão 1019]
 O paraíso da ociosidade é talvez a maior
ilusão dos princípios teológicos que obscureceram na Crosta o sentido divino da verdadeira Religião. [16a
página 198
]
 Tornaremos ao campo de luta regenerador e benfazeja...
- Que vale para nós a paisagem celestial sem a libertação daqueles que amamos?
- Poderiamos gozar, porventura, o espetáculo augusto das esferas resplandecentes, ouvindo-lhes a harmonia indefinível, numa situação de destaque adquirida à custa daqueles que gemem e desfalecem nas trevas?
____O coração amoroso, atormentado abdicará do ingresso numa estrela para persistir ao lado de um ente querido, em duelo com as serpentes de um charco. Abandonar quem nos serviu de degrau em plena ascensão divina é das mais horrendas formas de ingratidão. O Senhor não pode abençoar uma ventura colhida ao preço de angústias para aqueles que no-las deram.
____"Estou Convencida de que há mais grandeza no anjo que desce ao inferno para salvar os filhos de Deus, transviados e sofredores, do que no mensageiro espiritual que se dá pressa em comparecer ante o Trono do Eterno para louvá-Lo, com esquecimento dos próprios benfeitores." [96 - página 43] André Luiz  Cada um de nós
traz, nos caminhos da vida, os arquivos de si mesmo.
- Enquanto os maus
exibem o inferno que criaram para o íntimo,
- Os bons revelam o paraíso que
edificaram no próprio coração.
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