página acima: Células
Mitose e Meiose (os dois processos de divisão celular)
-
Crianças e Adolescentes
DESAPARECIDOS
*

____Mitose - s. f. Divisão indireta da célula, caracterizada pela duplicação de todos os seus elementos e pela sua distribuição igual nas duas células-filhas.

____A mitose compreende:

____ - a divisão do núcleo, ou cariocinese,

____ e a do citoplasma, ou citodiérese.

Célula

em

intérfase

Efetua-se em quatro fases sucessivas, após a intérfase (em que se duplicam os genes), conforme segue abaixo:
a prófase, na qual se dá o espessamento e o encurtamento dos cromossomos, bem como a formação em torno do centrossomo, do áster, que dá dois ásteres-filhos, cujas fibrilas formam o fuso cromático;
a metáfase, durante a qual a membrana nuclear desaparece, enquanto os cromossomos se reúnem à igual distância dos ásteres e formam a placa equatorial;
a anáfase, onde cada cromossomo se divide em dois cromossomos­filhos, que se dirigem em lotes iguais para os pólos do fuso;
a telófase, onde os núcleos-filhos se individualizam, se envolvem de novo em uma membrana, e o citoplasma se divide por sua vez para dar as duas células-filhas.

A duração da mitose pode ser de alguns minutos ou de muitas horas, segundo o caso e segundo a temperatura.

A mitose típica descrita acima é a ortomitose equacional (as células-filhas têm o mesmo número de cromossomos que a célula-mãe).

Existe uma mitose reducional no curso dos fenômenos de formação das gônadas (Meiose modo peculiar de multiplicação celular que tem por efeito reduzir de metade o número de cromossomos das células ).

Nos vegetais superiores, desprovidos de centrossomo, a mitose é chamada acêntrica. Por fim, em várias ordens de protozoários, a mitose não tem metáfase, e os cromossomos não são fixados em um fuso, é a pleuromitose.

[31]


http://educacao.uol.com.br/disciplinas/biologia/mitose-e-meiose-os-dois-processos-de-divisao-celular.htm

A meiose (sigla = R!) é um processo de divisão celular pelo qual uma célula diploide (2N) origina quatro células haploides (N), reduzindo à metade o número de cromossomos constante de uma espécie. Sendo subdividido em duas etapas: a primeira divisão meiótica (meiose I) e a segunda divisão meiótica (meiose II).

http://brasilescola.uol.com.br/biologia/meiose.htm

Meiose

Diferentemente da mitose, em que uma célula diplóide, por exemplo, se divide formando duas células também diplóides (divisão equacional), a meiose é um tipo de divisão celular em que uma célula diplóide produz quatro células haplóides, sendo por este motivo uma divisão reducional.

Um fato que reforça o caráter reducional da meiose é que, embora compreenda duas etapas sucessivas de divisão celular, os cromossomos só se duplicam uma vez, durante a interfase – período que antecede tanto a mitose como a meiose. No início da interfase, os filamentos de cromatina não estão duplicados. Posteriormente, ainda nesta fase, ocorre a duplicação, ficando cada cromossomo com duas cromátides.

http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Citologia2/nucleo12.php


Ver também:
*