GUIA.HEU
22 Anos
Pertence à página: Células
Mitose e Meiose (os dois processos de divisão celular)

____Mitose - s. f. Processo de citodiérese (divisão indireta da célula), que ocorre em todas as células eucarióticas (células com núcleo), caracterizada pela duplicação de todos os seus elementos e pela sua distribuição igual, gerando duas células-filhas.

____A mitose compreende: A divisão do núcleo (cariocinese) e a do citoplasma.

Cario: “káryon” (que pode ser traduzido como “núcleo”)
Cinese: estímulos externos a movimento

Célula em interfase (estágio de preparação da célula para a divisão, quando ocorre seu crescimento e a duplicação do DNA)

Efetua-se em quatro fases sucessivas, após a intérfase (em que se duplicam os genes), conforme segue abaixo:

  • Prófase, na qual se dá o espessamento e o encurtamento dos cromossomos, bem como a formação em torno do centrossomo, do áster, cujas fibrilas formam o fuso cromático;





    Centrossomo ou centro celular: Organela que atua na organização interna do funcionamento da célula e como polo do fuso durante a mitose. Composto por dois centríolos, que por sua vez são formados por 27 microtúbulos, dispostos em nove feixes, cada um deles com 3 microtúbulos paralelos, denominados trincas de microtúbulos

    https://www.portalsaofrancisco.com.br/


  • Metáfase (Metade para indicar o posicionamento dos cromossomos durante a etapa), durante a qual a membrana nuclear desaparece, enquanto os cromossomos se reúnem à igual distância dos ásteres e formam a placa equatorial;
    (Acontece tanto na mitose quanto na meiose)

    Ao final da prófase, a carioteca se desintegra, dando liberdade aos cromossomos que já estão muito condensados. Eles migram para a região equatorial da célula, que fica no meio do caminho entre os pólos da célula. 
    https://www.infoescola.com/biologia/metafase/

    Carioteca: Envoltório nuclear, envelope nuclear, invólucro nuclear ou, ainda, cariomemebrana.

    Cromossomo metafásico



  • Anáfase, onde cada cromossomo se divide em dois cromossomos­filhos (as cromátides são separadas), que se dirigem em lotes iguais para os pólos do fuso.
    (Em grego, Ana significa separação)


    Assim que os cromossomos se separam, eles começam se descondensar em uma rede de fibras de cromatina, e há a reconstituição das organelas que se desorganizaram no início da divisão celular.



  • Telófase, onde os núcleos-filhos se individualizam (Cariocinese), se envolvem de novo em uma membrana, e o citoplasma se divide por sua vez para dar as duas células-filhas.



    • Cariocinese: Divisão nuclear, no final da Telófase.

    • Citocinese: Após a etapa de divisão do núcleo, quando ocorre adivisão do Citoplasma, formando duas novas Células.

    • Citocinese Centrípeta: Divisão de fora para dentro, em animais. Estrangulamento pelo anel de actina e miosina. Constrição da membrana plasmática.


    • Citocinese Centrifuga: Divisão de dentro para fora, em vegetais.

A duração da mitose pode ser de alguns minutos ou de muitas horas, segundo o caso e segundo a temperatura.

A mitose ortomitose equacional (as células-filhas têm o mesmo número de cromossomos que a célula-mãe).

Existe uma mitose reducional no curso dos fenômenos de formação das gônadas (Meiose modo peculiar de multiplicação celular que tem por efeito reduzir de metade o número de cromossomos das células ).

Nos vegetais superiores, desprovidos de centrossomo, a mitose é chamada acêntrica. Por fim, em várias ordens de protozoários, a mitose não tem metáfase, e os cromossomos não são fixados em um fuso, é a pleuromitose.

[31]




Células diploides (2n)
:
São as que possuem dois conjuntos cromossômicos, ou seja, os cromossomos nessas células estão dispostos aos pares.
Cada par possui cromossomos iguais (no que diz respeito ao tamanho e formato) e com os mesmos genes.
São somáticas, ou seja, relacionadas à produção dos tecidos.
Esses cromossomos iguais são chamados de homólogos.




Células poliploides:
As células poliploides são aquelas que possuem mais de dois conjuntos cromossômicos.
A poliploidia é muito comum nas plantas e rara em animais.

https://brasilescola.uol.com.br/biologia

Células Haplóides:
As células reprodutivas (os gametas) são haplóides.
Nos seres humanos são as que possuem 23 cromossomos, metade.


 As que possuem apenas um conjunto de cromossomos, representado pela letra n.

A reprodução das células haplóides ocorre na meiose, momento da divisão celular que as células diplóides se dividem e formam as células haplóides.

https://www.todamateria.com.br/

Meiose

Diferentemente da mitose, em que uma célula diplóide, por exemplo, se divide formando duas células também diplóides (divisão equacional), a meiose é um tipo de divisão celular em que uma célula diplóide produz quatro células haplóides, sendo por este motivo uma divisão reducional.

Um fato que reforça o caráter reducional da meiose é que, embora compreenda duas etapas sucessivas de divisão celular, os cromossomos só se duplicam uma vez, durante a interfase – período que antecede tanto a mitose como a meiose. No início da interfase, os filamentos de cromatina não estão duplicados. Posteriormente, ainda nesta fase, ocorre a duplicação, ficando cada cromossomo com duas cromátides.

http://www.sobiologia.com.br/conteudos/

A meiose (sigla = R!) é um processo de divisão celular pelo qual uma célula diploide (2N) origina quatro células haploides (N), reduzindo à metade o número de cromossomos constante de uma espécie. Sendo subdividido em duas etapas: a primeira divisão meiótica (meiose I) e a segunda divisão meiótica (meiose II).

http://brasilescola.uol.com.br/biologia/meiose.htm


http://educacao.uol.com.br/

Ver menção nas páginas:


Criança precisa de: Amor; Afeto; Educação; Saúde; Esperança e Fé raciocinada

DESAPARECIDOS (Crianças e Adolescentes)