Missa
-
Crianças e Adolescentes
DESAPARECIDOS
*

____Perante o coração sincero e fraternal dos crentes, a missa idealizada pela igreja_de_Roma deve ser um ato exterior, respeitável para nós outros, como qualquer cerimônia convencionalista do mundo, que exija a mútua consideração social no mecanismo de relações superficiais da Terra.

____A igreja de Roma pretende comemorar, com ela, o sacrifício_do_Mestre pela Humanidade; todavia, a cerimônia se efetua de conformidade com a posição social e financeira do crente.

____Ocorrem, dessa maneira, as missas mais variadas, tais como:

  • a ‘‘do galo",
  • a ‘‘nova",
  • a ‘‘particular",
  • a ‘‘pontifical”,
  • a “das almas”,
  • a “seca”,
  • a “cantada”,
  • a “chã”,
  • a “campal”,
  • etc., adstritas a um prontuário tão convencionalista e tão superficial, que é de admirar a adaptação ao seu mistifório, por parte do sacerdote inteligente e afeito à sinceridade.

[41a - página 176] - EMMANUEL - 1940

Missa do Galo

____A Missa do Galo, também conhecida por Missa da Meia Noite, celebra-se devido ao facto de a tradição dizer que Jesus nasceu à meia-noite. Para os católicos Romanos, este costume de assistir a esta Missa começou no ano 400.
____Nos países latinos, esta missa é chamada Missa do Galo, porque, segundo a lenda, a única vez que um galo cantou à meia noite foi na noite em que Jesus nasceu.
____Outra lenda muito antiga diz que, antes de baterem as doze badaladas da meia-noite do dia 24 de Dezembro, cada lavrador da província espanhola de Toledo matava um galo em memória daquele que cantou três vezes quando Pedro negou Jesus, por altura sa Sua morte. Depois a ave era levada para a igreja, a fim de ser oferecida aos pobres que, assim, podiam ver melhorado o seu almoço de Natal.
____Em algumas aldeias portuguesas e espanholas, era costume levar o galo para a igreja, para que ele cantasse durante a missa. Quando este cantava todos ficavam felizes, pois isso representava o prenúncio de boas colheitas.

http://www.braga.com.pt/not_det.asp?notid=3917

http://www.nsrasalette.org.br/natal2001/missagalo.htm

Missa dos mortos

____Nomes comuns:

____Origem Provável: É sem dúvida originária da Europa. Em Portugal e Espanha, por volta da idade média, já se conheciam lendas com estas características.

____Os romanos antigos acreditavam que os fantasmas dos parentes mortos se reuniam de tempos em tempos. Assim, eles, como também os Mouros espanhóis, celebravam a Festa dos Mortos. O objetivo era espantar os fantasmas errantes dos mortos.
____Em Portugal é conhecida como " A Missa das Almas", e na Espanha como "La Misa de las Animas".
____No caso brasileiro, é uma lenda muito comum em todo interior do país, embora seja citada como primeiramente relatada em Ouro Preto, Minas Gerais, na Igreja de Nossa Senhora das Mercês, de Cima.

http://www.thecauldronbrasil.com.br/article/view/167/1/70

____A missa é um ato religioso tão venerável quanto qualquer outro em que os corações procuram identificar-se com a Proteção Divina; no entanto, raros são aqueles que trazem até aqui o espírito efetivamente inclinado à assimilação do auxilio celestial. E para a formação de semelhante clima interior, cada crente, além do serviço de purificação_dos_sentimentos, necessitará também combater a influência dispersiva e perturbadora que procede dos companheiros desencarnados que lhe buscam arrefecer o fervor.

[96 - páginas 121] - André Luiz

  • Há missas solenes de consagração a políticos astuciosos e a magnatas do ouro que, em verdade, são reais sacrilégios, em nome do Cristo.
  • Por outro lado, há missas de almas que constituem escárnio à dor dos que foram recolhidos pela morte, quais as que são mandadas celebrar por parentes ambiciosos que, por vezes, até mesmo se alegram com a ausência do morto, ávidos que se mostram de lhes pilharem os despojos, na corrida a testamentos e cartórios.

    • Essas missas fortemente adubadas a dinheiro estão para eles tão frias, como os túmulos em que se lhes asilou a carne desfigurada.
  • Mas, se o ato religioso é simples, partilhado por mentes e corações sinceros, inclinados à caridade evangélica e centralizados na luz da oração, com os melhores sentimentos que Possuem, o culto se reveste de grande valor, pelas vibrações de paz e carinho que arremessa na direção daquele a quem é endereçado.
  • Frequentemente, as missas humildes, realizadas aos primeiros cânticos da manhã, são as mais favoráveis ao nosso concurso. Podemos, com mais segurança, articular as possibilidades ao nosso alcance e ambientá-las a benefício daqueles que esperam de nós o amparo necessário.

[4 - página 91] - André Luiz

LINKs

http://www.montfort.org.br/index.php?secao=home&subsecao=temas&artigo=1&lang=bra

*