página acima: Manifestação
Classificação das manifestações espíritas segundo Aksakof
-
Crianças e Adolescentes
DESAPARECIDOS
*

Temos à nossa disposição não uma, porém três hipóteses, suscetíveis de fornecer a explicação dos fenômenos_mediúnicos, hipóteses cada uma das quais tem a sua razão de ser para a interpretação de uma série de fatos determinados; por conseguinte, podemos classificar todos os fenômenos mediúnicos em três grandes categorias que se poderiam designar da maneira seguinte:

[50 - páginas 23/25]

____
Alexandre Aksacof, no século passado, admitiu um tríplice determinismo para os fenômenos mediúnicos, perfeitamente válido à luz dos conhecimentos atuais.

  • Fenômenos explicáveis unicamente pelas funções clássicas da subconsciência e que, portanto, se situam nos domínios da psicologia.

    • personismo (Aksacof),
    • fenômenos subliminais (Myers),
    • automatismo psicológico (Janet).
  • Fenômenos explicáveis pelo que hoje denominamos funções Psi ou, como diziam os metapsiquistas, “ as faculdades_supranormais_da_subconsciência”.Aksacof reuniu-os sob a denominação de animismo, porque, na realidade, indicam que existe no homem um sistema não físico, uma alma. Infelizmente, a palavra tem várias acepções. Aplica-se à doutrina de Stahl que vê na alma o princípio da vida orgânica; significa a tendência a atribuir vida anímica a todas as coisas, inclusive objetos “inanimados” - como fazem as crianças e os povos primitivos - ou, ainda, a “crença segundo a qual a natureza é regida por almas, espíritos, ou vontades análogas à vontade humana” (Cuvillier - Pequeno vocabulário da língua filosófica”.) O animismo, no sentido que lhe deu o sábio russo, é a terra própria da atual parapsicologia.
  • “Fenômenos de personismo e de animismo na aparência, porém reconhecem uma causa extra-mediúnica, supraterrestre, isto é, fora da esfera de nossa existência”.

____Adsakof - “Animismo e Espiritismo”. Allan Kardec criou a palavra espiritismo para designar os fenômenos desta natureza e suas implicações filosófico-religiosas.(Ref. 1) http://www.espirito.org.br/portal/cursos/curso-basico-mediunidade-13.html

*