Temos
à nossa disposição não uma, porém três hipóteses, suscetíveis de
fornecer a explicação dos fenômenos_mediúnicos, hipóteses cada uma das quais tem a sua razão de ser
para a interpretação de uma série de fatos determinados; por conseguinte,
podemos classificar todos os fenômenos mediúnicos em três grandes categorias
que se poderiam designar da maneira seguinte:
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Alexandre Aksacof,
no século passado, admitiu um tríplice determinismo para os fenômenos
mediúnicos, perfeitamente válido à luz dos conhecimentos atuais.
- Fenômenos
explicáveis unicamente pelas funções clássicas da subconsciência
e que, portanto, se situam nos domínios da psicologia.
- personismo
(Aksacof),
- fenômenos
subliminais (Myers),
- automatismo
psicológico (Janet).
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- Fenômenos
explicáveis pelo que hoje denominamos funções Psi ou, como diziam os metapsiquistas,
“ as faculdades_supranormais_da_subconsciência”.Aksacof reuniu-os sob a
denominação de animismo,
porque, na realidade, indicam que existe no homem um sistema não físico,
uma alma. Infelizmente,
a palavra tem várias acepções. Aplica-se à doutrina de Stahl que vê na
alma o princípio da vida orgânica; significa a tendência a atribuir vida
anímica a todas as coisas, inclusive objetos “inanimados” - como fazem
as crianças e os povos primitivos - ou, ainda, a “crença segundo a qual
a natureza é regida por almas, espíritos, ou vontades análogas à vontade
humana” (Cuvillier - Pequeno vocabulário da língua filosófica”.) O animismo, no sentido que lhe deu o sábio russo, é a terra própria
da atual parapsicologia.
- “Fenômenos
de personismo e de animismo na aparência, porém reconhecem uma causa
extra-mediúnica, supraterrestre, isto é, fora da esfera de nossa
existência”.
____Adsakof - “Animismo e Espiritismo”. Allan_Kardec criou a palavra espiritismo
para designar os fenômenos desta natureza e suas implicações filosófico-religiosas.(Ref.
1)
http://www.espirito.org.br/portal/cursos/curso-basico-mediunidade-13.html
(Link desativado)
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