página acima: Proteinas
Histona
-
Crianças e Adolescentes
DESAPARECIDOS
*

s.f. Proteína que contém enxofre e tirosina, associada ao ADN do núcleo celular e que intervém na transmissão da mensagem genética. (Denominação genérica.)http://www.redesbr.com.br/dicionario/histona.htmlhttp://www.workpedia.com.br/histona.html

s. f. (fr. e ing. histone). Qualquer p roteína básica simples, hidrossolúvel, que coagula sob a ação do calor e que precipita pelo amoníaco sem ser desnaturada. As histonas estão presentes nos núcleos celulares, combinadas com os ácidos desoxirribonucleicos.http://www.medicosdeportugal.iol.pt/action/10/glo_id/6587/menu/2/

____As histonas foram descobertas tambem em 1884 por Albrecht Kossel. A palavra " histona" é datada do fim do século XIX e de igual maneira deriva da palavra alemã " Histon", de origem incerta: talvez do grego 'histanai' ou de 'histos'.
____Até há decada de 1990, as histonas eram vistas somente como matriz para o enrolamento do material genético (DNA). Só a partir dessa altura foi descoberto o papel regulador das histonas.

http://brasiliavirtual.info/tudo-sobre/histona/

____A unidade básica da cromatina é o nucleossomo que consiste em, aproximadamente, 146 pares de bases do DNA enroladas ao redor de um octâmero central de proteínas conhecidas como histonas. Essas proteínas básicas, inicialmente, foram consideradas como componentes meramente estruturais, mas agora são reconhecidas pelo importante papel que desempenham na manutenção do equilíbrio dinâmico da cromatina.

http://www.inca.gov.br/rbc/n_53/v04/pdf/revisao2.pdf

____Cromatina = Complexo DNA + Histona

http://bioinfo.cpqrr.fiocruz.br/files/courses/biomolstacasa2006/Aula_1.ppt

____

____As histonas formam um complexo juntamente com os grupos fosfatados do DNA carregados negativamente. As histonas são carregadas positivamente, sendo conhecidas por " proteínasbásicas". As cargas positivas são fornecidas por uma alta proporção de aminoácidos lisina e arginina. Algumas histonas são denominadas "rica em lisina" e outras "ricas em arginina".
____Em geral são encontradas somente nos organismos em que a diferenciação celular ocorre (eucariotas). São distinguidos, em função da proporção lisina/arginina, cinco diferentes tipos de histonas (H1, 2 H2A, 2 H2B e 2 H3).
____A complexação das histonas além de causar um aumento do diâmetro do DNA, de cerca de 20 a 30 angstron, muda também as propriedades físicas do DNA. A temperatura de fusão (temperatura na qual os fios de DNA mudam da forma de hélice dupla regular para a forma de fio simples) é bastante aumentada.

http://www.ufv.br/dbg/labgen/genmol.html

Nucleossomo

  • Composto de Histonas e DNA
  • Duas voltas de DNA ao redor das histonas
  • Parece haver uma preferência por certas sequências de DNA

http://bioinfo.cpqrr.fiocruz.br/files/courses/biomolstacasa2006/Aula_1.ppt

(Ver: Epigenética)

Revista MENTE / CÉREBRO - SCIENTIFIC AMERICAN - ANO XV - Nº 181 - página 48.www.mentecerebro.com.br LINKs:

*