Casa Setecentista de Mariana Inventários do primeiro oficio - Ano 1732.
Inventariado Sargento Mor Antonio de Mendonça Vasconcelos
Inventariante Antonio Luis de Miranda.
Freguesia de Guarapiranga. Faleceu aos 24-04-1732.
Abertura aos 10-05-1732 compareceu a viúva Luzia Francisca de Melo, dona que declarou: “que ficou pobre com dois filhos seus e mais um filho do primeiro casamento de seu marido.”
Titulo de Herdeiros:
Manoel de Mendonça de idade 16 anos filho do defunto e de Dona Antonia da Fonseca Leme já defunta de quem não ficaram mais herdeiros/
Dona Clara filha do segundo casamento com sete anos/
Dona Isabel filha do segundo casamento com seis anos.
Bens- declara a viúva cabeça do casal um sitio onde mora, com casas de vivenda cobertas de palha, bananal e um quartel de mandioca, dois alqueires de milho plantado que parte com Pedro Leme Duarte, com a capela do mestre de campo Pedro da Fonseca Neves com titulo de compra que havia feito a João Rosado e que esta para pagar e deve a Miguel Lopes. Declarou a inventariante cabeça de casal dever a seu irmão Frutuoso Pereira 130 oitavas de fazendas de sua loja. Deve ao Doutor Mateus Saraiva do Rio de Janeiro 198 oitavas/ Deve a seu pai Manoel Neto Barreto 120 oitavas. Deve a Manoel Gonçalves no Rio das Mortes 200.000 reis. Deve a seu cunhado João Gomes Martins morador no Caminho Novo do Rio de Janeiro 42 oitavas.
Curador dos órfãos: Licenciado Frutuoso Pereira morador na Vila Rica, tio dos menores.
O juiz pede a transcrição do inventario da primeira mulher Dona Antonia da Fonseca Leme que não foi localizado no cartório da Vila de São João Del Rei. Primeiro casamento com Dona Antonia filha do Coronel Domingos Rodrigues da Fonseca, que faleceu na Borda do Campo onde vivia com seu marido ficando um filho menor por nome Manoel (...)
Diz Frutuoso Pereira de Carvalho que falecendo...
Em 1-12-1759 o Juiz de Fora de Mariana nomeia como tutor dos órfãos Domingos Pinto que intimado a assumir declara: “Não se sabe dos órfãos em razão de ter falecido o pai há mais de 20 anos e logo da dita freguesia se ausentou a viúva com os filhos para o Rio de Janeiro sem que deles se tenha noticia”
Filho de Antonio de Mendonça de Vasconcelos e de sua primeira mulher Antonia da Fonseca Leme:
- Manoel de Mendonça com 16 anos em 1732. “Filho do defunto e de Dona Antonia da Fonseca Leme de quem não ficaram mais herdeiros”
IV-1 Dona Clara com sete anos em 1732.
IV-2 Dona Isabel com seis anos.