Casamento:
Jose Antonio Ribeiro de Oliveira |
|
|
Capitão
(*Portugal - +1850-Salvador-BA)
Português da região de Braga-Guimaraes, foi vereador em Salvador-BA, provedor da Santa Casa de Misericórdia de Salvador-BA, chefe dos hospitais da Campanha de “Guerra” na Bahia, nomeado pelo General Madeira, português, Comandante das tropas portuguesas sediadas em Salvador-BA, até o dia 02 de julho de 1823, quando as tropas portuguesas voltaram para Portugal, a Bahia comemora a independência no dia 02 de julho, pois nesse dia, em 1823, ficaram livres da ocupação portuguesa na Bahia.
|
|
Filhos: |
- Antonio Pereira Ribeiro de Oliveira, casado com
- Sabino Pereira Ribeiro de Oliveira (cônsul na Inglaterra).
- Manoel Pereira Ribeiro de Oliveira,
- Raimunda Pereira de Oliveira Ribeiro c.c. Domingos Lopes Ribeiro
(Primos)
- Izabel Pereira Oliveira Tosta, faleceu em 15 de fevereiro de 1873, casada com o Marquês de Muritiba, 1º Barão de Muritiba, Manuel Vieira Tosta que nasceu na cidade de Cachoeira,BA em 12 de Julho de 1807 e faleceu no RJ em 22 de Fevereiro de 1896. Era filho de Manuel Vieira Tosta e de Joana Maria da Natividade Tosta.
1° Barão de Muritiba, Manoel Vieira Tosta, nascido em Cachoeira-BA, em 1807, faleceu na cidade do Rio de Janeiro, em 1893, foi casado em 1as núpcias com Isabel Pereira Oliveira (na foto) filha de Jose Antonio Ribeiro de Oliveira e de Joanna Pereira de Barros Oliveira.
Manoel Vieira Tosta, 1° Barão de Muritiba, estudou direito em Coimbra, Portugal, por suas atividades estudantis políticas, na defesa dos ideais de D. Pedro IV de Portugal, D. Pedro I do Brasil, prestes a terminar seu curso de direito, não chegou a terminar. Foi para Paris, ali estudou por um tempo, de lá retornou para a Bahia. Terminou seu curso de direito em São Paulo, foi juiz em Cabo Frio e Macaé.
Em 1837, era juiz em Cachoeira, quando também foi chefe das forças policiais locais, ocasião em que abafou a "Sabinada", revolta contra os impostos estabelecidos pelos Regentes (os Regentes governavam o Brasil, enquanto D. Pedro II era menino, este só se tornou imperador, em 1840, quando o Congresso Nacional aprovou sua maioridade, em junho de 1840, antes de completar 15 anos, em 02.12.1840).
Em 1855, Manoel Vieira Tosta, recebeu o título de 1° Barão de Muritiba, pelos relevantes serviços prestados ao Brasil.
Manoel Vieira Tosta, 1° Barão de Muritiba, foi ministro da Marinha, da Justiça e da Guerra, também, foi presidente da Província do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e de Pernambuco.
Pais de:
Manoel Vieira Tosta Filho, 2° Barão de Muritiba.
O 2° Barão de Muritiba empurrando a cadeira de rodas com a Princesa Isabel
- Joanna Pereira de Oliveira Ribeiro
- Maria Pereira de Oliveira Waissy (ou Weissy),.
|
|