Pais:


Avós maternos: Antonio Gonçalves de Barros e Joanna Pereira Platen


Ver Requerimento anexo
Ver inventário de falecimento de Antonio Gonçalves de Barros


Pais
: Antonio Pedro de Oliveira e Joanna Pereira de Barros




Casamento:

Jose Antonio Ribeiro de Oliveira

Joanna Pereira de Barros

Capitão

(*Portugal - +1850-Salvador-BA)

Português da região de Braga-Guimaraes, foi vereador em Salvador-BA, provedor da Santa Casa de Misericórdia de Salvador-BA, chefe dos hospitais da Campanha de “Guerra” na Bahia, nomeado pelo General Madeira, português, Comandante das tropas portuguesas sediadas em Salvador-BA, até o dia 02 de julho de 1823, quando as tropas portuguesas voltaram para Portugal, a Bahia comemora a independência no dia 02 de julho, pois nesse dia, em 1823, ficaram livres da ocupação portuguesa na Bahia.



Inventário do seu falecimento feito no período de 1803/1805 emCachoeira-BA,
conforme inventário anexo.

(Hipótese: Irmã de Josephina Pereira de Barros)





Filhos:

  1. Antonio Pereira Ribeiro de Oliveira, casado com

  2. Sabino Pereira Ribeiro de Oliveira (cônsul na Inglaterra).

  3. Manoel Pereira Ribeiro de Oliveira,

  4. Raimunda Pereira de Oliveira Ribeiro c.c. Domingos Lopes Ribeiro
    (Primos)

  5. Izabel Pereira Oliveira Tosta, faleceu em 15 de fevereiro de 1873, casada com o Marquês de Muritiba, 1º Barão de Muritiba, Manuel Vieira Tosta que nasceu na cidade de Cachoeira,BA em 12 de Julho de 1807 e faleceu no RJ em 22 de Fevereiro de 1896. Era filho de Manuel Vieira Tosta e de Joana Maria da Natividade Tosta.
    1° Barão de Muritiba, Manoel Vieira Tosta, nascido em Cachoeira-BA, em 1807, faleceu na cidade do Rio de Janeiro, em 1893, foi casado em 1as núpcias com Isabel Pereira Oliveira (na foto) filha de Jose Antonio Ribeiro de Oliveira e de Joanna Pereira de Barros Oliveira.

    Manoel Vieira Tosta, 1° Barão de Muritiba, estudou direito em Coimbra, Portugal, por suas atividades estudantis políticas, na defesa dos ideais de D. Pedro IV de Portugal, D. Pedro I do Brasil, prestes a terminar seu curso de direito, não chegou a terminar. Foi para Paris, ali estudou por um tempo, de lá retornou para a Bahia. Terminou seu curso de direito em São Paulo, foi juiz em Cabo Frio e Macaé.

    Em 1837, era juiz em Cachoeira, quando também foi chefe das forças policiais locais, ocasião em que abafou a "Sabinada", revolta contra os impostos estabelecidos pelos Regentes (os Regentes governavam o Brasil, enquanto D. Pedro II era menino, este só se tornou imperador, em 1840, quando o Congresso Nacional aprovou sua maioridade, em junho de 1840, antes de completar 15 anos, em 02.12.1840).

    Em 1855, Manoel Vieira Tosta, recebeu o título de 1° Barão de Muritiba, pelos relevantes serviços prestados ao Brasil.

    Manoel Vieira Tosta, 1° Barão de Muritiba, foi ministro da Marinha, da Justiça e da Guerra, também, foi presidente da Província do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e de Pernambuco.

    Pais de:


    1. Manoel Vieira Tosta Filho, 2° Barão de Muritiba.

      O 2° Barão de Muritiba empurrando a cadeira de rodas com a Princesa Isabel


  6. Joanna Pereira de Oliveira Ribeiro

  7. Maria Pereira de Oliveira Waissy (ou Weissy),.




 

INÍCIO      BIBLIOGRAFIA     LINK     ÍNDICE     INVENTÁRIOS     OUTROS     PESQUISA NO SITE