Major
Falecido em 1860
Possuia uma Sesmaria no lugar chamado Una, no Distrito de Carapina-ES, por carta de 23/08/1814, conforme jornal abaixo
Joaquim Duarte Carneiro e sua 2ª mulher Zilina Maria da Conceição foram padrinhos da india Guilhermina, no dia 25/12/1859, na Matriz de Nova Almeida-ES, conforme registro abaixo.
“Comarca de Victoria. Alferes Joaquim Duarte Carneiro. – Meia legoa de terras em quadra no logar chamado Una, do detsricto de Victoria, em que se acha estabelecido, confrontando pelos tres lados com um brejo que cercão estas terras e pelo quarto com o morro da Serra, por carta de 23 de agosto de 1814 – Confirmada em 2 de outubro de 1817”
“HISTORIOGRAPHIA. Relação das sesmarias concedidas na província do Espirito Santo de 1814 a 1831, de que já demos as de Vianna. COMMARCA DA VICTORIA. Alferes Joaquim Duarte Carneiro, Major depois e fallecido em 1860. – Meia legoa de terras em quadra no logar chamado Una, do destricto da Victoria, na freguesia de Carapina em que se acha estabellecido, confrontando pelos trez lados com um brejo que cercão essas terras e pelo quarto com o morro da Serra; por carta de 23 de Agosto de 1814. – Confirmada em 2 de Outubro de 1817. Hoje do Capitão Romão de Mattos Pereira, do Capitão Jose Pinto Ribeiro de Barcellos e do Capitão Manoel Fernandes Miranda”. In “O Espírito-Santense”, Edição no. 0077, de 1884, p. 03.
http://memoria.bn.br/docreader/DocReader.aspx?bib=217611&pagfis=6289
“PROTESTO. O abaixo assignado protesta contra toda e qualquer venda de terrenos por indiviso aos logares “ Varzea do Pitanga ” “ Morro da Serra ” e “ Pau-Brazil, “ neste freguesia de Carapina, que fizeram Antonio das Neves Teixeira e sua mulher, porquanto a posse d’esses terrenos que houve minha sogra, D. Ignacia Maria de Jesus Duarte por falecimento de seu marido Major Joaquim Duarte Carneiro, ella a vendeu a meu pai, de quem sou o único herdeiro. E para que ninguém allegue ignorancia, faço o presente. Freguezia de Carapina, 2 de janeiro de 1888. Romão de Mattos Pereira"