Casamento:

Francisco Gil de Araujo

?

Só em 1678 o novo donatário pisou o solo espírito-santense, aqui permanecendo até 1682, quando regressou à Bahia.

Foi durante a gestão do dinâmico donatário que a capitania conseguiu liquidar os atrasados com “o dote e pax de Hollanda”. Também a Misericórdia de Lisboa era credora da capitania e se lhe enviaram doze mil cruzados entre 1678 e 1682.

Às quatro companhias que existiam nas vilas da Vitória e Espírito Santo, Gil de Araujo fez acrescentar mais cinco – entre estas uma dos homens pardos

Coube a Francisco Gil de Araujo o privilégio de fundar a vila de N. S. da Conceição (do Guarapari) – a primeiro de janeiro de 1679 

Quatorze entradas à serra das Esmeraldas promoveu o donatário, sendo que duas pelo rio Doce. Nas últimas despendeu mais de doze mil cruzados.

Resta mencionar as notícias colhidas em outras fontes a respeito de administração tão progressista. Rubim, por exemplo, informa que Gil de Araujo “trouxe da Bahia muitos casais de colonos a quem doou terras, e tanto a estes, como aos antigos moradores assistiu com cabedal para fornecerem seus engenhos e lavouras. Este dinheiro de primor foi causa do incremento que teve nesse tempo a lavoura de cana de açúcar”.

https://morrodomoreno.com.br/site_2016/materias/principais-realizacoes-de-francisco-gil-de-araujo.html









Filhos:





Felgueira Gayo hg 40105 página 215


 

INÍCIO      BIBLIOGRAFIA     LINK     ÍNDICE     INVENTÁRIOS     OUTROS     PESQUISA NO SITE