1º Casamento:
2º Casamento:
3º Casamento:
Casamento:
Filhos:
|
- Jerônimo Rodrigues de Brito
(Filho de Bento da Costa Preto, sem comprovação de qual leito) c.c. Izabel da Costa Cardosa
Jerônimo Rodrigues de Brito ou da Costa, em processo matrimonial de 1792 se declara: branco, casado, natural de Pindamonhangaba, morador em Pouso Alto há 50 anos, com idade de 66 anos
1792 - Oradores - Antonio da Silva Ribeiro e Joana Maria de Conceição
Testemunhas arroladas: -Jerônimo Rodrigues, branco, casado, natural de Pindamonhangaba mora em Pouso Alto a 50 anos. Lavrador, 66 anos de idade;
Pais de:
-
Manoel da Costa Gonçalves casou com Maria Pinta Ferreira (ou de Carvalho). Manoel já era falecido em 1811 (dispensa da filha Maria).
1-1 Manoel Rodrigues Pinto (ou Manoel da Costa) casou com Iria Maria de Jesus. Manoel faleceu com 30 anos em 01-01-1810 em Capivari, mordido por uma cobra.
-Acento - Livro de óbitos - a primeiro de janeiro de 1810 foi sepultado no adro da Capela do Capivari Manoel da Costa, marido de Iria Maria de Jesus, morreu mordido de uma cobra, tinha 30 anos de idade e foi encomendado pelo padre Custodio Ribeiro de Carvalho.
Em 1814 Iria pediu dispensa para se casar com Antonio Rodrigues Silva, filho de Vicente da Costa Preto e Maria Antonia Cap. 10º, 2-1.
1-2 Rita Maria Ribeira, em 1806 com 19 anos, pediu licença para se casar com Francisco Antunes de Brito, filho de Francisco Rodrigues de Brito Cap. 9º, 2-1.
1-3 Maria Ribeira Pinta (ou da Costa), em 1811 pediu dispensa para se casar com Felipe Rodrigues de Almeida (ou Pereira), filho de Jose Pereira de Almeida e Maria Rosa de Faria. (Cap. 1º, 1-3-1). Maria faleceu em 17-01-1821 com 25 anos. Felipe viúvo pediu licença para se casar com Gertrudes Maria em 1821. Cap. 9º, 4-1.
1-4 Ignacio Rodrigues Gonçalves, batizado em Capivari em 1789. Em 1812 pediu licença para se casar com Francisca Antunes, filha natural de Felipa Rodrigues Cap. 9º, 3-1.
Arquivo da Cúria Diocesana de Campanha - POA -LPM - 02 - 1800 a 1812
Dispensa de Impedimentos e Licença
1812- Oradores - Ignacio Rodrigues Gonçalves e Francisca Antunes
Orador - Filho legitimo de Manoel da Costa, já falecido e de Maria Pinta, natural de Capivari, registrado seu batismo no livro de suplementos - no ano de 1789 , sendo padrinhos....Glz. Xavier e Rita Gonçalves. Assina o padre Luis Gonzaga Ribeiro.
Oradora - Exposta em casa de Perpétua Rodrigues Cid, viúva que ficou de Felix Pereira de Almeida, declarada filha natural de Felipa Rodrigues . Batizada na matriz de Pouso Alto em 1789 . Foram padrinhos Felipe....Almeida e Perpétua Rodrigues Cid.
Impedimento de consangüinidade em terceiro grau transversal igual.
-Os Avós dos oradores chamados Jerônimo Rodrigues e Felipe Rodrigues foram ambos filhos de Bento da Costa Preto, procedendo de Jerônimo Rodrigues avô do orador, Manoel da Costa assim como procede de Felipe Rodrigues irmão de Jerônimo Rodrigues , Felipa Rodrigues mãe da oradora.
1-5 Francisca Ribeira de Almeida, batizada por 1794, em 1817 pediu dispensa para se casar com Joaquim Pereira de Almeida, filho de Jose Pereira de Almeida e Maria da Rosa. (Cap. 1º, 1-3-2).
- Leandro Jose Rodrigues, natural de Pouso Alto-MG. Em Carrancas aos 02-11-1780 casou com Josefa Maria da Conceição (ou Ribeira), natural de Congonhas do Campo-MG e filha de Francisco de Araujo e Francisca Ribeira do Amaral.
B7: Campanha-MG - casamentos - aos 02-11-1780 matriz, Leandro Jose Rodrigues, f.l. de Jeronimo Rodrigues de Brito e Izabel da Costa Cardoza, n/b na freguesia de Pouso Alto; = Josefa Maria da Conceição, f. de Francisco de Araujo e Francisca Ribeira do Amaral, n/b nas Congonhas do Campo deste bispado.
Pais de, q.d.:
2-1 Antonio, batizado em 25-03-1780.
Campanha, MG aos 25-03-1780 nesta matriz bat a Antonio nascido de dez dias, f.l. de Leandro Jose Rodrigues n. de Pouso Alto e de Josefa Maria da Conceição, avos patenos Jeronimo Rodrigues e Isabel da Costa, maternos Franciso de Araujo e Francisca Ribeira. A dita mãe natural das Lavras do Funil. Foram padrinhos Silvestre Jose Ramos e Ana Maria de Jesus, filhos do Furriel Manoel Jose Ramos.
2-2 Jerônimo Rodrigues de Brito, batizado no Capivari em 1783, em 1811 pediu licença para se casar com Isabel Antunes Vieira, nascida em Sorocaba-SP, filha de Antonio Pedroso Ribeiro e Maria Antunes Vieira 3-1 abaixo.
Arquivo da Cúria Diocesana de Campanha - POA -LPM - 02 - 1800 a 1812
Dispensa de Impedimentos e Licença
1811- Oradores - Jerônimo Rodrigues de Brito e Isabel Antunes Vieira
Orador - Filho legitimo de Leandro Jose Rodrigues e Josefa Maria Ribeira, natural e batizado na Capela do Capivari em agosto de 1783, na matriz de Pouso Alto, padrinhos Jerônimo Rodrigues de Brito e Isabel da...Cardosa.
Oradora - Filha legitima de Antonio Pedroso Ribeiro e Maria Antunes Vieira, natural da Vila de Sorocaba-SP de onde veio para Pouso Alto com 3 anos e 5 meses.
Testemunha -
-Antonio Mendes da Silva - branco, casado, lavrador, 64 anos, natural de Pouso Alto. Diz que os pais da oradora tinham ido a Vila de Sorocaba a negocio e a menina foi batizada pelo vigário daquela Vila Antonio Teixeira, Foram padrinhos Jose Pedro da Fonseca seu primo irmão e Maria Antunes Vieira sua cunhada.
- Pedro Antunes Maciel, branco, casado, lavrador, 39 anos, natural de Sorocaba onde morou por 28 anos e depois se passou a Pouso Alto onde vive a 11 anos.
Impedimento - O orador é primo irmão da oradora, porquanto Leandro Jose Rodrigues é irmão do pai da oradora Antonio Pedroso Ribeiro procedendo ambos de Jerônimo Rodrigues de Brito.
- Antonio Pedroso Ribeiro casou com Maria Antunes Vieira: Comparar com Maria Antunes Vieira do Cap. 6º, 1-2-2
3-1 Isabel Antunes Vieira, batizada em Sorocaba-SP onde seu pai estava a negocio. Em 1811 pediu licença para se casar com Jerônimo Rodrigues de Brito 2-2 acima.
- Joana Maria Rodrigues, natural de Pouso Alto-MG, casou com Domingos Leme Cabral, natural da freguesia da Piedade-SP e filho de João de Souza Cabral e Maria da Luz de Jesus. Pais de, q.d.:
4-1 João, batizado em Campanha-MG em 12-07-1761.
B7 Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 12-07-1761 João, f.l. Domingos Leme Cabral n. da Piedade freguesia do Bispado de S.Paulo e Joana Maria n. da freg. de Pouso Alto deste bispado, npaterno(sic) Hieronimo Rodrigues e Izabel da Costa, materno(sic) de João de Souza Cabral e Maria da Luz de Jesus, padr.: Bernardo da Cunha Cobra, casado e Maria Nunes, solteira filha de Januaria Nunes de Gouvea.
4-2 Jerônimo, em 08-09-1763.
B7 Batismos - Igreja Santo Antonio (Campanha, Minas Gerais) aos 08-09-1763 Jeronimo, f.l. Domingos Leme Cabral n/b da freg. da Piedade do bispado de S. Paulo e Joana Maria Rodrigues n/b na freg. de Pouso Alto deste bispado, np João de Souza Cabral, defunto e Maria da Luz de Jesus, maternos Jeronimo Rodrigues de Brito e Izabel da Costa. Padr.: L.do Antonio Pedroso de Brito Leme e Joana Maria filha de Jose Correia.
|
PROJETO COMPARTILHAR
Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira
www.projetocompartilhar.org
http://www.projetocompartilhar.org/Familia/BentodaCostaPreto.htm
Descendentes de Bento da Costa Preto
(atualizado em 06-janeiro-2013)
Moacyr Villela
Dados colhidos nas dispensas matrimoniais de Pouso Alto-Livros de 1 a 12, da Freguesia de Santa Ana do Capivari.livro 1 , de Carmo de Minas Livros 1 a 3 e Livro de óbitos de Pouso Alto todos eles sob a guarda da Cúria Diocesana de Campanha
Censo de Capivari 1839, Pouso Alto 1839, Carmo de Baependi 1839 todos no Arquivo Publico Mineiro - APM
Inventários e Testamentos de São João Del Rei e Baependi no Museu Regional de São João Del Rei.
Passagens de tropeiros pelo Registro da Mantiqueira – 1776/1778 - 1787/1788 e Cobrança de Dízimos na Freguesia de Pouso Alto-1751 Encadernados da Casa de Contos – APM- Belo Horizonte
No início do século XVIII, Bento da Costa Preto morava no sul de Minas Gerais onde deixou grande geração, povoadores que foram de Pouso Alto e região.
Bento foi arrendatário do sítio do Pinheiro na Comarca do Rio das Mortes, onde morava com mulher e filhos. Por não ter terras próprias, pediu uma sesmaria no caminho velho ao Governador de Minas Lourenço de Almeida. Em 26 de outubro de 1727 foi concedido a ele,”meia légua de terra em quadra, na paragem chamada Capivari”, em Pouso Alto.
Revista do Arquivo Publico Mineiro-1904 ano IV pg. 413- trechos da transcrição integral da RAPM
Governador Lourenço de Almeida..... Bento da Costa Preto morador no sitio do Pinheiro, Comarca do Rio das Mortes onde vive com mulher e filhos me representaram sua petição, que vivendo em um sitio por arrendamento se acabou o tempo dele e não tem terras em que poder lavrar mantimentos de que pague dízimos a Deus e ao Rei Nosso Senhor.... Queria ele suplicante que atendendo eu ao referido e a que no Caminho Velho se acham terras devolutas nas sobre quadras dos sítios... as quais ditas terras ficam na paragem chamada Capivari principiando na sobre quadra do Capitão Jose Rodrigues Braga a entestar com as terras de Francisco Felix para a banda da Juruoca indo para a cidade de São Paulo, a mão esquerda....Uma légua de testada e outra de Sertão na dita paragem.....hei por bem fazer mercê em nome de Sua Majestade, fazer concessão de meia légua de terras em quadra na dita paragem na forma das novas ordens de Sua Majestade
Dada em Vila Rica a 26 de outubro de 1727
Bento da Costa Preto, ou seu filho homônimo, em 1751 pagou três oitavas de dízimos em Pouso Alto.
|