____Ele
tem a forma humana e, quando nos aparece, é
geralmente com a que revestia o Espírito na condição de encarnado. Com
pequenas diferenças quanto às particularidades e exceção feita das
modificações orgânicas exigidas pelo meio em o qual o ser tem que viver, a forma
humana se nos depara entre os habitantes de todos
os globos. Pelo menos, é o que dizem os Espíritos. ____Essa
igualmente a forma de todos os Espíritos não encarnados, que só têm o perispírito;
a com que, em todos os tempos, se representaram os anjos,
ou Espíritos_puros. Devemos concluir de tudo isto que a forma humana
é a forma tipo de todos os seres humanos, seja qual for o grau de evolução em
que se achem. Mas a matéria_sutil_do_perispírito não possui a
tenacidade, nem a rigidez da matéria compacta do corpo; é, se assim nos
podemos exprimir, flexível e expansível, donde resulta que a forma que toma,
conquanto decalcada na do corpo, não é absoluta, amolga-se à vontade do
Espírito, que lhe pode dar a aparência que entenda, ao passo que o invólucro
sólido lhe oferece invencível resistência. ____Livre
desse obstáculo que o comprimia, o perispírito se dilata ou contrai, se
transforma: presta-se a todas as metamorfoses, de acordo com a
vontade que sobre ele atua. Por efeito dessa propriedade_do_seu_envoltório_fluídico, é que o Espírito que quer dar-se a
conhecer pode, em sendo necessário, tomar a aparência exata que tinha quando
vivo, até mesmo com os acidentes corporais que possam constituir sinais para o
reconhecerem. ____Os
Espíritos, portanto, são, como se vê, seres semelhantes a nós, constituindo,
ao nosso derredor, toda uma população, invisível no estado normal. Dizemos no estado normal, porque, conforme veremos, essa invisibilidade nada tem
de absoluta. [17b - página 79 item 56]
____Para
nós, os Espíritos não
têm forma determinada, limitada e constante; para os Espíritos, sim. ____O Espírito é uma chama, um clarão, ou uma
centelha etérea. Tem uma coloração que vai do colorido escuro e opaco a uma
cor brilhante,
qual a do rubi, conforme o Espírito é mais ou menos puro. Representam-se, os gênios, com uma chama ou estrela na fronte. É uma alegoria,
que lembra a natureza essencial dos Espíritos. Colocam-na no alto da cabeça,
porque aí está a sede da inteligência. [9a - página 83
questão 88] FORMA E UBIQÜIDADE DOS ESPÍRITOS
http://www.panoramaespirita.com.br/artigos/forma_ambiquidade_espi.html
Links desativados
Renato Costa
|