____Provavelmente,
conhecê-lo-ás no mais íntimo da alma: os filhos
diferentes. Conseguistes instruir os outros. Encaminhá-los
para o bem com facilidade. Mas encontrastes aquele que não se afina com
os teus ideais. É um filho que não se erige à altura do padrão doméstico
a que te elevastes, ou uma filha que te desmente a
esperança.
____Quando
te observes perante um filho diferente,
não te permitas inclinar o coração ao desespero ou à amargura. Ora e
pede luz para o entendimento. ____O
Senhor te fará reconhecer-te à frente do companheiro ou da companheira
de outras existências terrestres, que o tempo ocultou e que a Lei te
oferece de novo à presença para que a tua obra de amor
seja devidamente complementada. ____Auxilia-os
sempre e, mesmo nos dias em que a saraivada de críticas humanas te
assedie a cabeça, conchega-os mais brandamente ao regaço de teu espírito;
sem que o verbo humano consiga expressar as sensações de teu amor ou de
tua dor, ante um filho diferente,
sabes, no imo da alma, que ele significa o mais alto encontro marcado
entre a tua presença e a bondade de Deus. Francisco Cândido Xavier. Da
obra: Encontro Marcado.
Ditado pelo Espírito EMMANUEL.
2ª edição. Rio de Janeiro, RJ: FEB. CENTROS
INDUTORES (Ver: Magnetismo
na Vida Humana)
____Em todos os planos determina a Providência do Criador
seja a criatura amparada com segurança. ____Cada consciência que renasce no campo físico traz consigo as ligações
do agrupamento espiritual a que se filia,
demonstrando as afinidades profundas de que a onda_mental dá notícia no fluxo revelador
com que se apresenta.
- Se
os pais guardam
sintonia com as forças a que se lhes jungem
fluidicamente os filhos, a vida prossegue
harmoniosa, como que sobre rodas nas quais as crenas se mostram
perfeitamente engrenadas.
- Entretanto,
se há divergência, passada a primeira infância, começam atritos e
desencontros, à face das interferências inevitáveis,
com perturbações dos circuitos em andamento.
____Surgem as incompatibilidades e disparidades que a genética
não consegue explicar. ____Enredados à influência de companheiros que permanecem fora do vaso_fisiológico, os filhos, nessas
circunstâncias, evidenciam tendências inquietantes, sem que os genitores
consigam reivindicar a autoridade de que se revestem. ____Todavia, a escola edificante espera-os, nas linhas da civilização, para
restaurar-lhes, desde cedo, as noções de ordem
superior, diante da vida, exalçando os conceitos de elevação_moral, imprescindíveis ao aprimoramento da alma. ____Transfiguram-se, então, os mestres comuns em orientadores dos aprendizes
que, se atentos ao ensino, se fazem médiuns
temporários das mentes que os instruem, através do
mesmo fenômeno de harmonização das ondas mentais, porqüanto o
professor, ensinando, torna mais lentas as
oscilações que despede, enquanto que os alunos, aprendendo,
fazem mais curtas as oscilações que lhes são peculiares, verificando-se
o necessário ajuste de nível para que a permuta
dos agentes espirituais se faça com segurança. ____Os discípulos que fogem deliberadamente ao dever da atenção, relaxando
os compromissos que abraçam, permanecem ausentes do
benefício, ligados a circuitos outros que lhes
retardam a marcha na direção da cultura, por desertarem dos exercícios
que lhes favoreceriam mais dilatada iluminação
intima. ____E, além da escola, surgem, para os rebentos do lar terrestre, as
obrigações do trabalho profissional em que a
personalidade segue no encalço da vocação ou soma de experiência
que já conquistou na vida. ____Cada oficina de ação construtiva, seja qual for a linha de serviço em
que se expresse, é novo educandário para a
criatura em lide no campo humano, em que a chefia, a escalonar-se
através de condutores diversos, convoca os cooperadores, nos vários
círculos da subalternidade, ao esforço de melhoria e
sublimação. ____Ainda aqui, vemos, por intermédio da mesma ocorrência de harmonização
mental,
- Os
que orientam, erguidos à condição de Espíritos
protetores,
- e
os que obedecem, transformados em instrumentos
para determinadas realizações.
[29 - página 116] André Luiz - 1959
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