página acima: Família
Família espiritual
-
Crianças e Adolescentes
DESAPARECIDOS
*

____Mas, a essa ideia eminentemente justa da criação, faz-se mister acrescentar a da humanidade solidária e é nisso que consiste o mistério da eternidade futura.

____Uma mesma família_humana foi criada na universalidade dos mundos e os laços de uma fraternidade que ainda não sabeis apreciar foram postos a esses mundos. Se os astros que se harmonizam em seus vastos sistemas são habitados por inteligências, não o são por seres desconhecidos uns dos outros, mas, ao contrário, por seres que trazem marcado na fronte o mesmo destino, que se hão de encontrar temporariamente, segundo suas funções de vida, e encontrar de novo, segundo suas mútuas simpatias.

  • É a grande família dos Espíritos que povoam as terras celestes;
  • é a grande irradiação do Espírito divino que abrange a extensão dos céus e que permanece como tipo primitivo e final da perfeição espiritual.

[38 cap. VI página 136 item 56 ] - Allan Kardec - A Gênese - 1868

"Porque vês o argueiro no olho de teu irmão, sem notar a trave que está no teu próprio?"
(Mateus, 7:3)

____Quanto mais nos adentramos no conhecimento de nós mesmos, mais se nos impõe a obrigação de compreender e desculpar, na sustentação do equilíbrio em nós e em torno de nós.

____Daí a necessidade da convivência, em que nos espelhamos uns aos outros, não para criticar-nos, mas para entender-nos, através de bendita reciprocidade, nos vários cursos de tolerância, em que a vida nos situa, no clima da evolução terrestre.

____Assim é que, no educandário da existência, aquele companheiro ...

    • que somente identifica o lado imperfeito dos seus irmãos, sem observar-lhes a boa parte;
    • que jamais se vê disposto a esquecer as ofensas de que haja sido objeto;
    • que apenas se lembra dos adversários com o propósito de arrasá-los, sem reconhecer-lhes as dificuldades e os sofrimentos;
    • que não analisa as razões dos outros, a fixar-se unicamente nos direitos que julga pertencer-lhes;
    • que não se enxerga passível de censura ou de advertência, em momento algum;
    • que se considera invulnerável nas opiniões que emita ou na conduta que espose;
    • que não reconhece as próprias falhas e vigia incessantemente as faltas alheias;
    • que não se dispões a pronunciar uma só frase de consolação e esperança, em favor dos caídos na penúria moral;
    • que se utiliza da verdade exclusivamente para ameaçar ou ferir...

    ____Será talvez de todos nós aquele que mais exija entendimento e ternura, de vez que, desajustado na intolerância, se mostra sempre desvalido de paz e necessitado de amor.

    Xavier, Francisco Cândido. Da obra: Ceifa de Luz.
    Ditado pelo Espírito EMMANUEL.
    Rio de Janeiro, RJ: FEB, 1980.

____Na esfera_espiritual persiste o mesmo esforço na conservação e dilatação dos afetos_familiares e, ora nos trabalhos regeneradores da Terra, ora na luz santificante dos planos siderais, transformam-se as paixões ou sentimentos ilegítimos em sagrados liames do espírito.

____A árvore genealógica, porém, como se conhece na luta planetária, não se transporta ao plano invisível, porque, aí, os vínculos de sangue são substituídos pelas atrações dos sentimentos de amor sublime, purificados no patrimônio das experiências e lutas vividas em comum.

[41a página 37] EMMANUEL - 1940

____

____Os núcleos familiares do Além agrupam-se, igualmente, em falanges, continuando aí a obra de iluminação e de redenção de alguns componentes dos grupos, elementos mais rebeldes ou estacionários, que são impelidos, pelos seus companheiros afins, aos esforços edificantes, na conquista do amor_ e_da_sabedoria.

____De maneira natural, todos esses núcleos se dilatam, à medida que se aproximam da compreensão do Onipotente, até alcançarem o luminoso plano de unificação divina, com as aquisições eternas e inalienáveis do Infinito.

____Todas as coletividades espirituais estão reunidas, em suas características familiares, pelas santas afinidades d'alma, e cada uma possui o seu grande mentor nos planos mais elevados, de onde promanam as substancias eternas do amor e da sabedoria.

  • Na Terra, as criaturas humanas muitas vezes revelam as suas afinidades nos interesses materiais, que podem dissimular a verdadeira posição moral da personalidade;
  • no mundo dos Espíritos elevados, porém, as afinidades legitimas se revelam sem qualquer artifício, pelos sentimentos mais puros.

[41a - página 107] - EMMANUEL - 1940

Ver também:
*